PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

13.08.2019 - 15:54 Por Buanna Rosa

PRESIDENTE DA ALERJ PARTICIPA DA REINAUGURAÇÃO DA FAETEC DE JAPERI

1/1
  • Por Rafael Wallace
    Inauguração da Faetec de Japeri
  • Por Rafael Wallace
    Inauguração da Faetec de Japeri
  • Por Rafael Wallace
    Inauguração da Faetec de Japeri
  • Por Rafael Wallace
    Inauguração da Faetec de Japeri
  • Por Rafael Wallace
    Inauguração da Faetec de Japeri

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), deputado André Ceciliano (PT) participou nesta terça-feira (13/08), da reabertura da escola de Qualificação Profissional em Japeri, na Baixada Fluminense. A unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que estava fechada desde dezembro, contará com mais de 1.200 vagas de ensino por ano a partir de 2020 e terá cursos nas áreas de Informática, Idiomas e Gestão e Negócios. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Leonardo Rodrigues, até o final do ano serão abertas mais de 20 unidades da Faetec no Estado do Rio.

O presidente da Casa parabenizou o Governo pela iniciativa e reafirmou o apoio da Alerj à ação. “Há muitas maneiras de valorizar a população de um município e proporcionar educação é a melhor delas. A Fundação chega para ampliar a oferta de ensino na região e entregar mão de obra qualificada para o município. Japeri ainda precisa de muito apoio e incentivo do Governo, mas o Parlamento Fluminense está disposto a ajudar”, afirmou o presidente. Ceciliano também antecipou que a Casa deve economizar até o final do ano mais de R$ 400 milhões. “Já ajudamos diversas instituições com doações de recursos e pretendemos continuar ajudando quando for necessário”. O deputado Gustavo Schmidt e a deputada Alana Passos, ambos do PSL, também estiveram presentes no evento.

Além dos cursos presenciais o governador Wilson Witzel, adiantou que a Faetec em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) vai lançar cursos online. “Estou muito feliz e satisfeito em ter reaberto essa unidade e estamos trabalhando para implementar também os cursos pela internet. Inaugurar uma unidade de formação técnica em Japeri é fundamental para que possamos gerar uma mão de obra qualificada. A credibilidade do governo cresce e os empresários têm mais interesse em investir no estado e, com isso, a mão de obra qualificada será muito necessária”, afirmou o governador.

Baixo custo

O secretário de Ciência e Tecnologia ainda ressaltou que a reabertura da unidade teve custo reduzido para o poder público. “A unidade estava abandonada e contamos com profissionais da Fundação para reerguer a instituição, o que reduziu drasticamente os custos para o Governo e valorizou a mão de obra que a Faetec profissionalizou. A ideia é continuar com esta ação e reabrir todos os espaços da Fundação que estão fechados no estado. Entregaremos um Rio de Janeiro muito melhor do que quando encontramos para a população”, concluiu.

Unidade Japeri

Localizada na Avenida Tancredo Neves, s/nº - Engenheiro Pedreira, a Faetec Japeri conta com 433,94 metros quadrados de área construída. O espaço é composto de seis salas, sendo duas de aula para uso geral e uma de idiomas, e cinco laboratórios: Bombeiro Hidráulico; Eletricista Predial de Baixa Tensão; Cabeleireiro e Maquiador; e Manicure e Pedicure.

Para Cezar Melo, prefeito interino da cidade, a formação técnica aumenta em 50% as chances do jovem entrar para o mercado de trabalho e lembra ainda que a qualificação técnica também aumenta as perspectivas de um ingresso posterior no ensino superior. “Trata-se de uma população carente que, para conquistar oportunidades no mercado de trabalho, precisa se aperfeiçoar através de cursos de qualificação profissional”, concluiu.

FacebookTwitterWhatsappEmail