DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PSOL PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
DEPUTADO Dani Monteiro
  • Daniella Monteiro Da Silva

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    danimonteiro@alerj.rj.gov.br

Aos 27 anos, Dani Monteiro conquistou o posto de mulher mais jovem a ocupar uma vaga de deputada na Alerj. Sob a chancela do PSol, a candidatura da jovem negra, favelada, socialista e feminista, como se autodefine, obteve 27.982 votos. Estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde ingressou pelo sistema de cotas e iniciou sua militância política, com o Parlamento.

Nascida e criada até os 12 anos no morro do São Carlos, no Estácio, Daniella Monteiro da Silva carrega a negritude no sangue, na fala e nas atitudes. Neta de nordestinos que migraram para as favelas do Rio, é filha orgulhosa de pais negros que enfrentaram rotinas de empregada doméstica e de distribuidor de frutas, legumes e verduras para dar conta da educação dos quatro filhos. Desde a alfabetização, Dani sempre estudou em escolas públicas. Aos 15 anos, ela passou a viver a rotina típica dos jovens pobres: conciliar estudos com a necessidade de trabalho para ajudar a fechar as contas da casa. Passou a dar suporte ao pai no pequeno negócio da família e, já durante o Ensino Médio, quando cursou o tradicional Normal no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, foi estagiária de docência no Liceu de Artes e Ofícios. No mesmo período, trabalhou também como garçonete e monitora em casas de festas infantis e professora de cursinhos pré-vestibular no Centro de Referência da Juventude do Estado (CRJ).

De 2010, quando ingressou na universidade, a 2014, Dani Monteiro trabalhou em uma empresa de telemarketing, lugar que lhe rendeu disciplina e visão real das dificuldades e contradições da condição simultânea de trabalhadora e estudante. Entre 2015 e 2016 foi bolsista de projetos de iniciação científica na Uerj, no núcleo Cidades de Pesquisa Urbana. Nascia ali, no movimento estudantil, a militância aguerrida e articulada que se tornaria sua marca. Primeiro, em defesa da educação pública e gratuita de qualidade, e, em decorrência de sua própria trajetória, origem e cor de pele, pelos direitos de jovens, negros, mulheres e pessoas LGBTs.

#UmaSobeEPuxaAOutra

Filiada ao PSol desde 2015, Dani Monteiro encurtou o nome para ampliar seus gritos por igualdade e direitos. No partido, construiu o setorial de favelas do Rio de Janeiro e participou ativamente da coordenação de mobilização da histórica campanha que levou Marcelo Freixo ao segundo turno da disputa pela Prefeitura do Rio em 2016. Em janeiro do ano seguinte, passou a atuar como assessora parlamentar da vereadora Marielle Franco, executada sumariamente em 14 de março de 2018. A candidatura ao Parlamento estadual foi definida antes da tragédia.

Representante da juventude negra, Dani milita pelo direito à cidade, atua no Movimento Negro Unificado (MNU), faz parte do coletivo RUA Juventude Anticapitalista, e defende um novo jeito de fazer política: construído pelas juventudes, essencialmente feminista, pela liberdade de ocupar as ruas, contra o capitalismo e todas as formas de racismo e preconceito.

Na Assembleia Legislativa do Rio, Dani Monteiro estabeleceu alguns eixos para o seu mandato: juventude, feminismo, segurança pública, negritude, cultura e arte são temas recorrentes e caros à deputada, que conhece bem o território da escassez e da precariedade. Trabalho e educação, segundo ela, são garantias essenciais que devem ser estendidas aos jovens, principalmente aos negros, vítimas potenciais das políticas de segurança pública - e privada - equivocadas e exterminadoras que vêm sendo postas em prática nas favelas e periferias do estado.

Se faltam perspectivas e possibilidades de futuro, Dani Monteiro quer propor políticas efetivas. Além da ocupação do Parlamento, o mandato pretende ser instrumento e trincheira de lutas populares. O gabinete está aberto. O peito e os braços da jovem deputada para as causas em que ela acredita, também.

 

Dani Monteiro nas redes sociais:

Instagram: danimonteiro.psol/

Twitter:@danimontpsol

Facebook: danimonteiro.psol/

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores