21.10.2021 - 18:14 Por Gustavo Natario e Leon Lucius

AUTORIZAÇÃO PARA FLEXIBILIZAR USO DE MÁSCARAS RECEBE EMENDAS E SAI DE PAUTA

• Por Rafael Wallace
    O líder do Governo na Alerj, deputado Márcio Pacheco (PSC)

O Projeto de Lei 5.010/21, que autoriza o Governo do Estado e as prefeituras a flexibilizar o uso obrigatório de máscaras, recebeu seis emendas parlamentares e saiu de pauta. A medida foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT). O texto deve voltar à pauta do plenário nas próximas sessões. A proposta altera a Lei 8.859/20, que definiu a obrigatoriedade de uso máscaras durante a pandemia, bem como as penalidades por descumprimento.

Durante a votação, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e líder do governo, deputado Márcio Pacheco (PSC), emitiu um parecer alterando o texto original do projeto, definindo que a flexibilização será gradativa nos locais estipulados por meio de resolução da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O texto estabelece que devem ser observados os seguintes parâmetros: distanciamento social; ambiente aberto e fechado; percentual de vacinação da população; realização de eventos-testes; e outros critérios científicos.

A medida gerou debate entre parlamentares, que defenderam pontos de vista diversos. A deputada Alana Passos (PSL) foi favorável à flexibilização do uso de máscaras, com base no aumento no percentual de pessoas vacinadas e na queda no número de mortes. “Estamos conseguindo ter um índice muito grande de pessoas imunizadas e a vida precisa voltar ao normal. Precisamos que o estado tenha a sua retomada e manter todos os cuidados”, comentou.

Para o deputado Flávio Serafini (PSol), ainda é cedo para estabelecer essa flexibilização. “Ninguém quer mais ver o número de mortes crescer, com setores da nossa economia e da nossa da vida estando paralisados. Não temos nenhum município com bandeira vermelha, mas também não temos nenhum em bandeira verde. Talvez tenhamos em breve, mas vamos esperar o momento certo para tirar a máscara. Fazer diferente disso é sucumbir à lógica negacionista que tentou se impor no Brasil”, comentou o deputado.