20.06.2018 - 18:49 Por Gustavo Natario

ALERJ APROVA NOMEAÇÃO DE VICENTE LOUREIRO PARA CARGO DE CONSELHEIRO DA AGETRANSP

• Por LG Soares / Alerj
    Vicente de Paula Loureiro, eleito conselheiro da Agetransp.

A nomeação de Vicente de Paula Loureiro para o cargo de conselheiro da Agência Reguladora de Transportes do Estado do Rio (Agetransp) foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (20/06). Loureiro, que vai exercer um mandato de quatro anos, foi indicado pelo governador Luiz Fernando Pezão para substituir Lucineide Pereira Cabral Marques.

“Durante o meu mandato, espero que haja uma melhora nos serviços de transporte do Estado do Rio e na qualidade de vida da população fluminense. Este será um enorme desafio e sempre vou agir com muita responsabilidade”, afirmou Loureiro, que acompanhou a votação na galeria do Plenário.

No último dia 13, ele já havia sido sabatinado pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj. Na ocasião, Loureiro afirmou que os diversos modais de transportes não devem ser analisados como concorrentes. "Nós temos no Rio um falso debate entre transportes aquaviários, sobre trilhos e rodoviários. O caminho adequado é uma regulação integrada de todas as formas de transporte para buscar eficiência. O processo de aperfeiçoamento das políticas públicas precisa ser contínuo", ressaltou.

Currículo

Vicente Loureiro formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza e concluiu pós-graduação em Gerenciamento de Cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), localizada na cidade de São Paulo. Ele já foi subsecretário de Estado de Desenvolvimento da Baixada Fluminense e secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Nova Iguaçu. Também foi assessor na Secretaria de Obras da capital, quando elaborou o Plano Diretor de Iluminação Pública. Loureiro ainda ocupou outras secretarias e órgãos municipais, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Prefeitura de Volta Redonda. Na área acadêmica, foi professor em diferentes universidades e coordenou projetos de planejamento urbano. Atualmente, é diretor da Câmara de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro.

Agetransp

A Agetransp foi criada em 2005 com o objetivo de regular e controlar as concessões de serviços públicos de transporte do Estado do Rio. A agência deve fiscalizar, entre outras questões, as tarifas dos sistemas de transportes e as expansões dos modais. A Agetransp é gerida por um conselho diretor composto por cinco membros. Para os próximos quatro anos, a Alerj já aprovou, durante sessão no dia 22 de maio, a nomeação de quatro conselheiros. São eles: Carlos Correa, Murilo Provençano dos Reis, Aline Paola Braga Câmara de Almeida e José Fernando Moraes Alves.