PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

23.09.2016 - 10:05 Por Isabela Cabral

A ARTE POP DE LEANDRO FIGUEIREDO CHEGA À ALERJ

1/1
  • Por Thiago Lontra
    A ARTE POP DE LEANDRO FIGUEIREDO CHEGA À ALERJ
  • Por Thiago Lontra
    A ARTE POP DE LEANDRO FIGUEIREDO CHEGA À ALERJ

Os traços cartunescos, as cores e sombras expressivas e contrastantes dão forma a personagens característicos em situações do cotidiano: assim as obras de Leandro Figueiredo convidam o público a refletir e a criar suas próprias histórias. Com quinze telas do premiado artista, que já expôs em Paris e Londres, a mostra Densidade, Frequência, Uma Ou Outra Onda foi aberta nesta quinta-feira (22/09), no terceiro andar do Palácio Tiradentes, e ficará disponível para visitação gratuita pelo público até o dia 22 de outubro.

Figueiredo explica que gosta que as pessoas interajam com seu trabalho, se divirtam e se sintam confortáveis. “Ao ver a imagem de alguém sentado no banco de uma praça, por exemplo, você pode olhar e imaginar quando ele chegou e sentou ou quando ele saiu. É essa a grande ideia que eu procuro passar. Quero que fiquem à vontade. Às vezes, me questionam do que se trata determinado quadro e digo: cara, cria sua história. Tenho a minha, como artista, mas quero que você crie a sua”, afirma.

Na arte contemporânea e pop do designer por formação, são utilizados múltiplos materiais e técnicas, como acrílico, óleo, grafite, carvão e giz. “Ele é um artista com muitas possibilidades”, avalia Alexei Waichenberg, o curador da exposição. Segundo Waichenberg, as obras foram organizadas em três partes, que dão nome à mostra: “É uma obra densa, ao mesmo tempo que é colorida e atraente. Ela mostra o lado da reflexão e da plasticidade, pura e simples. São dias azuis e dias cinzentos. O Leandro pinta cenas cotidianas, temas ligados à música e cenas contemplativas”, diz.

É a primeira exposição individual do artista. Alguns dos quadros são do seu próprio acervo e outros pertencem a colecionadores, como ‘Alda’, que pertence à atriz Alinne Moraes. Estão também entre as telas ‘Herói da Mobilidade Urbana’, ‘Batera’ e ‘Bonfá e Pi’.

De acordo com Figueiredo, a inspiração vem muito de suas observações no dia a dia. Não que seja um processo literal, ele destaca, mas algo em um nível mais inconsciente. “Coloco um desenho no papel e, quando vejo, relembro de alguma cena pela qual eu tenha passado”, afirma. A música é um tema recorrente em seus quadros e não é à toa. “Não vivo, não trabalho sem música”, conta ele, que toca piano e bateria.

Recepção do público

Para o designer gráfico Henrique Rocha, o traço único e inovador é o que mais chama atenção no trabalho de Leandro Figueiredo. “É o tipo de artista que pode ter qualquer desenho reconhecido com facilidade. Ter essa marca registrada é muito legal. E você sente uma pessoalidade nas obras”, analisou. A publicitária Isadora Filizola acrescentou: “Vi muito realismo. Principalmente em um quadro que tem um homem lendo o jornal e outro vendo o celular (‘Cada um na sua’). Acho que tem um pouco de crítica à realidade também. Gostei bastante”, disse a espectadora.

O artista

O paulistano Leandro Figueiredo vive no Rio de Janeiro desde os 10 anos de idade. Com pai músico e tia artista plástica, fez aulas de piano e bateria e sempre esteve envolvido com o mundo da arte. Quando criança, fazia caricaturas dos amigos e criava personagens em tom de humor. Formou-se em design pela PUC-Rio em 1998, trabalhou na área e foi empresário do mercado de tecnologia, mas nunca deixou o desenho.

Acabou transformando o hobby das artes plásticas em profissão e suas pinturas em tela ganharam o mundo. Em 2012, teve a primeira exposição no Carroussel do Louvre, em Paris e, um mês depois, em Londres. Reconhecido pela Divine Académie Francaise des Arts Lettres et Culture, já teve também suas obras expostas em várias partes do Brasil e do mundo.

Programe-se!

Exposição “Densidade, frequência, uma ou outra onda"
De 22 de setembro a 22 de outubro
Horário: segunda a sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, das 12h às 17h
Endereço: Palácio Tiradentes: Rua Primeiro de Março, s/nº - Praça XV
Tel: (21) 2588-1186

Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº - atrás do Palácio
Entrada franca.

FacebookTwitterWhatsappEmail