15.07.2020 - 15:03 Por Gisele Araújo

ESCOLA DO LEGISLATIVO DA ALERJ OFERECE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

• Por Banco de imagem

A Escola do Legislativo (Elerj) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, está oferecendo uma série de atividades de capacitação online para servidores da Casa, professores de escolas públicas e público em geral. A programação é diversificada e inclui lives de curso de xadrez e palestras preparatórias para a futura campanha eleitoral, entre outros temas.

O Curso Básico de Xadrez, fruto da parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Colaboradores da Arbitragem Esportiva do Estado do Rio de Janeiro, visa a formação de árbitros para atuarem no desporto educacional. Ele será ministrado por Ednilson Rosas, vice-presidente técnico da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro e terá carga horária de 12 horas, com certificação para quem comprovar aproveitamento de 70% através de uma avaliação objetiva online (Google Forms).

O jogo de xadrez é considerado uma ferramenta educacional que contribui com o desenvolvimento do raciocínio e da concentração, melhorando a saúde mental do indivíduo. Para realizar o curso da Elerj é desejável que o aluno tenha noção básica da movimentação das peças do jogo. Para tanto, a Escola irá realizar uma live, no dia 20 de julho às 11 horas, para ensinar o básico de xadrez, no seguinte endereço: www.facebook.com/escoladolegislativorio .

As aulas serão transmitidas nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, sempre das 10h às 13h, também pela página do Facebook da Elerj. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de agosto através dos links: http://bit.ly/2VL1UJy ou https://tinyurl.com/sszrofz.

Lives "Elerj Virtual: eleições municipais 2020"

A escola vai promover uma série de lives focadas nas eleições municipais deste ano.

“Uma das missões da Escola é contribuir para a constante elevação da qualidade e eficiência do serviço público legislativo aqui na Alerj e também nas Câmaras Municipais do nosso estado. E essa consciência sobre o papel de quem ocupa um cargo público tem que surgir antes mesmo de um possível mandato. Por isso, criamos uma programação focada em quem pretende disputar as eleições deste ano. Os conteúdos são amplos e podem ajudar inclusive que o eleitor tome uma decisão mais racional sobre em quem votar”, explicou Rosemery Borges, subdiretora-geral da Elerj.

As lives vão ocorrer na página do Facebook da Escola do Legislativo. Confira abaixo a programação:

Dia 5, das 10h às 11h30

Comunicação eleitoral, opinião pública e eleição

O professor Marcelo Serpa, PhD pela UFRJ, vai tratar de temas como:

a arte de mobilizar a opinião pública na era da internet e em tempos de isolamento

social; a comunicação com o eleitor no pós-covid-19; e as eleições na retomada do

‘novo normal’.

Dia 12, das 10h às 11h

O papel constitucional do vereador

Carlos Frederico dos Santos, assessor legislativo, vai abordar assuntos como: os

poderes e suas funções; repartição constitucional de competências; poder de polícia

municipal; processo legislativo; a câmara municipal e os limites regimentais na

atuação; e organização e objetivos de um mandato parlamentar.

Dia 20, das 10h às 11h

Gestão do tempo em campanhas eleitorais

Fernanda Galvão, jornalista, master coach e consultora política, vai falar sobre

questões como: a organização da agenda e a estruturação dos compromissos; critérios

de hierarquia dos eventos; gestão da agenda; recursos utilizados; e competências

emocionais e gerenciais envolvidas.

Dia 26, das 10h às 12h

Prestação de contas – eleições 2020

Gustavo Montez, contador com larga experiência em contas eleitorais, vai falar sobre

tópicos como a arrecadação, gastos, contas bancárias, documentação, relatórios e