DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
SDD SDD - SOLIDARIEDADE
DEPUTADO Chiquinho da Mangueira
  • Chiquinho da Mangueira

    NASCIMENTO

    18 de novembro de 1954

    Rio de Janeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1262

    chiquinhodamangueira@alerj.rj.gov.br

Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, foi em 2018 eleito para o seu 5º (quinto) de mandato de Deputado Estadual.

Líder do PSC na ALERJ, é membro efetivo das Comissões de Cultura, da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Obras.

Chiquinho da Mangueira nasceu e foi criado no bairro de Vila Isabel. Iniciou ainda jovem sua trajetória profissional como técnico de atletismo e handebol obtendo resultados expressivos em competições estaduais e nacionais. Mas foi na Vila Olímpica da Mangueira, que seu sonho de ocupar o tempo ocioso dos jovens que perambulavam pelas ruas e vielas da comunidade da Mangueira, tornou-se realidade.

Implantou o Projeto Olímpico da Mangueira, inicialmente braçal, em um espaço abandonado da Rede Ferroviária Federal, onde a semente continua até os dias de hoje produzindo bons frutos para o esporte nacional e internacional, credenciando-o como o melhor Programa Social no gênero, em países em desenvolvimento.

Sempre muito preocupado com o futuro do jovem, do idoso e do portador de deficiência, o Deputado Chiquinho da Mangueira ocupou vários cargos na Administração Pública.

Em janeiro de 1999, foi indicado para Presidência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro - SUDERJ, onde permaneceu até dezembro de 2002. Em 2003 retornou, já como Deputado Estadual para ocupar os cargos de Secretário de Estado de Esporte e Presidente, interino, da SUDERJ, onde permaneceu até 2006, quando retornou à Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro – ALERJ.

Em 2009 foi para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, permanecendo até março de 2010, quando se retirou para tentar sua 2ª reeleição.

Desde então encontra-se na Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro – ALERJ, onde vem desenvolvendo importantes projetos voltados para os interesses da população do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase nas questões relacionadas ao esporte, a educação e a saúde como ferramentas indispensáveis na formação da consciência crítica do cidadão como autor da sua própria história.

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1674

MÍDIAS SOCIAIS