PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

11.06.2019 - 14:33 Por Buanna Rosa

EX-DIRETOR DO HOSPITAL DA MULHER DE CABO FRIO AFIRMA QUE ATENDIMENTOS CUMPRIAM PROTOCOLOS

1/1
  • Por Rafael Wallace
    CPI do Hospital da Mulher em Cabo Frio
  • Por Rafael Wallace
    O ex diretor do Hospital da Mulher em Cabo Frio, Dr Paul Herbert Neto
  • Por Rafael Wallace
    CPI do Hospital da Mulher em Cabo Frio
  • Por Rafael Wallace
    A presidente da CPI do Hospital da Mulher em Cabo Frio, deputada Renata Souza (PSol)

O médico Paul Hebert Dreyer, ex-diretor do Hospital da Mulher em Cabo Frio, onde 26 recém-nascidos morreram entre novembro do ano passado e abril deste ano, afirmou que todos os procedimentos de atendimento a gestantes na unidade cumpriam o exigido no protocolo do hospital. A declaração foi feita, nesta terça-feira (11/06), durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que investiga as mortes ocorridas na unidade. Hebert dirigiu o hospital entre julho de 2018 e abril de 2019.

Questionado sobre possíveis casos de violência obstétrica e de demora na realização de cesárea para retirar fetos natimortos - quando o bebê já está sem vida na barriga da mãe - ele alegou que os médicos são instruídos, de acordo com o protocolo do hospital, a realizar todos os exames para verificar a possibilidade de induzir um parto normal, que segundo ele, é o mais seguro para a paciente.

“Só optamos por uma cesárea quando não temos mais escolha, como determina o protocolo. O documento era impresso e tinha a assinatura de todos os médicos, ou seja, todos tinham ciência das normas. Isso era importante para que todos os plantonistas falassem a mesma linguagem, os medicamentos fossem normatizados e a condução médica fosse a mesma. Isso nos protegia inclusive judicialmente”, explicou o ex-diretor.

A presidente da CPI, deputada Renata Souza (PSol), disse que a presença do médico na reunião foi importante para esclarecer como eram realizados os atendimentos e como eram tomadas as decisões médicas no hospital. “O doutor Paul fez alguns atendimentos e conseguimos identificar algumas incongruências e problemas concretos em termos dos atendimentos e por isso foi importante ouvir o médico para que ele se posicionasse”, disse.

A deputada antecipou que na próxima segunda-feira (17/06), a comissão irá realizar uma nova audiência em Cabo Frio. “A gente quer abrir para a população do município esse debate. É importante sair da Casa e fazer esse trabalho em loco, ouvir quem utiliza desse equipamento público e quais dificuldades eles enfrentam na ponta”, argumentou a parlamentar. Estiveram na audiência os deputados Renan Ferreirinha (PSB), Subtenente Bernardo (PROS), Dr. Serginho (PSL) e a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB).

FacebookTwitterWhatsappEmail