PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

12.06.2019 - 17:50 Por Comunicação Social

SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS PODERÁ SER INSTITUÍDO NO ESTADO DO RIO

  • Por Octacílio Barbosa
    A deputada Martha Rocha (PDT)

O Estado do Rio poderá ganhar o Sistema de Identificação de Veículos em Movimento (Sivem-RJ). A determinação é do projeto de lei 4.171/18, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão nesta quarta-feira (12/06). O projeto segue para o governador Wilson Witzel, que terá 15 dias para sancionar ou vetar.

De acordo com a proposta, o sistema deverá reconhecer e identificar veículos em movimento, realizar a leitura automática de placas veiculares, verificar as restrições que possuem os veículos, notificar os agentes de fiscalização em tempo real sobre as restrições dos veículos e coibir o crime organizado.

O Sivem será administrado por órgão da Polícia Judiciária, a ser designado pela chefia da Polícia Civil do estado. De acordo com Martha Rocha (PDT), o objetivo da proposição é facilitar o uso de ferramentas de tecnologia e inteligência na apuração dos crimes no estado. “Esse projeto é muito simples em sua concepção: queremos utilizar uma rede de monitoramento já existente para fazer o rastreamento de veículos em movimento com o objetivo de identificar aqueles que tenham sido furtados e possam estar envolvidos em atividades criminosas já notificadas. Não tenho a menor dúvida que a norma contribuirá para identificação de autores de crimes”, justificou a deputada.

FacebookTwitterWhatsappEmail