PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

21.03.2019 - 17:36 Por Nívea Souza

ALERJ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ANÁLISE DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NO ESTADO

1/1
  • Por Rafael Wallace
  • Por Rafael Wallace
  • Por Rafael Wallace
  • Por Rafael Wallace

A Comissão de Minas e Energia da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou nesta quinta-feira, (21/03) uma audiência pública para avaliar contratos das concessionárias de distribuição de gás do estado. Um dos temas abordados na audiência foi a possibilidade de abertura do mercado livre de gás no estado. Segundo o presidente da comissão, deputado Max Lemos (MDB) , um relatório final sobre o encontro será elaborado com a meta da redução de tarifa do serviço de gás prestado no estado. “O objetivo é a prestação de um serviço melhor tanto na produção quanto na distribuição de gás. Nós queremos colaborar para que a produção seja acelerada e fazer um acompanhamento após a elaboração do documento”.

Presente à reunião, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, afirmou que a medida possibilitará que novas empresas entrem no setor, trazendo mais investimentos, mais empregos e a redução das tarifas de gás. “Hoje as indústrias são obrigadas a comprar gás de um só fornecedor. Elas não podem construir os próprios gasodutos nem usar o sistema de distribuição de uma determinada empresa. Quando as companhias tiverem a opção de escolha, a própria concorrência fará com que o preço da tarifa caia”, concluiu o secretário.

Estudo da Firjan afirma que custo do gás ameaça 40 mil empregos

Em um levantamento preliminar realizado pela Firjan com consumidores de gás natural no estado do Rio de Janeiro, foi identificado que o aumento contínuo dos preços nos últimos anos está colocando em risco a operação das plantas industriais. Essas empresas são responsáveis por consumir mais de 60% do gás industrial do estado. De acordo com Fernando Montera, especialista em petróleo e gás da Firjan, o alto custo do gás ameaça o emprego de 40 mil pessoas. “Se não conseguirmos que mais empresas participem do mercado de gás não será possível otimizar o quadro.”, explicou.

O encontro aconteceu no auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes. Também participaram da audiência os deputados Luiz Paulo (PSDB), Brazão (PR), Rodrigo Bacellar (SD), Dionisio Lins (PP), Chico Machado (PSD), Welbert Rezende (PPS), Thiago Pampolha (PDT), além integrantes das concessionárias de distribuição de gás: CEG e Naturgy; a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa); a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); a Petrobras e membros da sociedade civil.

FacebookTwitterWhatsappEmail