PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

01.12.2020 - 15:36 Por Gustavo Natario e Natália Alves

ALERJ APROVA CRIAÇÃO DA CAMPANHA “JOVEM APRENDIZ NAS ESCOLAS”

  • Por Thiago Lontra

As escolas públicas podem passar a ter a campanha “Jovem Aprendiz nas Escolas”. O objetivo é divulgar o programa estadual de aprendizagem, com foco na inserção da juventude no mercado de trabalho formal e no estímulo à permanência nas escolas. O projeto de lei 1.653/19, da deputada Mônica Francisco (Psol), foi aprovado - em discussão única - pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (01/12). O texto segue para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

A campanha deverá ser realizada, preferencialmente, no mês de abril quando se comemora o dia estadual do jovem aprendiz. O Poder Executivo será responsável por aprovar um plano de ações para implementar as medidas previstas na campanha. A proposta também determina que sejam afixados cartazes nas escolas públicas informando os direitos dos jovens aprendizes e que sejam criadas cartilhas educativas sobre o tema.

“As taxas de desemprego para a população juvenil fluminense com faixa etária entre 18 a 24 anos atingiu 32,2%, superior à taxa nacional, de 25,9%. A “Campanha Jovem Aprendiz nas Escolas” apresenta-se como uma importante ferramenta de divulgação dos direitos dos jovens e, ao mesmo tempo, com capacidade de impactar positivamente na vida dos mesmos e no mercado de trabalho, já que gera possibilidade do primeiro emprego ainda na juventude, qualificando com mais eficácia estes futuros profissionais”, defendeu a autora.

 

 

FacebookTwitterWhatsappEmail