18.09.2020 - 18:16 Por Manuela Chaves

LIVE BÚSSOLA TECH: ALERJ APRESENTA DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO DIGITAL NA PANDEMIA

• Por Divulgação Bussula Tech

Desde a primeira sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 31 de março, a Casa realizou 320 sessões: 68 ordinárias e 252 extraordinárias. Nelas foram discutidos 779 projetos de lei relacionados ao coronavírus. A maioria deles foi apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com transmissão pelo canal de Youtube e pela TV Alerj. Os números dão a dimensão do desafio do Parlamento durante a pandemia e foram apresentados pela Diretora do Departamento de Apoio às Comissões Permanentes, Alyne Pimentel, durante a conferência Legistech pela Democracia, evento promovido pela Bússola Tech, empresa que auxilia assembleias legislativa do país na adaptação ao digital.

“As Comissões realizaram 49 audiências públicas durante o período de pandemia. Isso trouxe o público mais para perto do Parlamento e a transparência foi ampliada. Se as pessoas antes não sabiam como era uma reunião da CCJ, agora elas têm a oportunidade de participar de discussão de projetos de lei. E sabem que, quando a reunião não é remota, as pessoas podem participar, apresentar emendas, ter uma atuação mais ativa. Esse trabalho remoto proporcionou aproximação e vai deixar um legado”, explicou Alyne.

Durante a reunião, a diretora descreveu como se deu a adaptação da Casa durante o período de pandemia. A primeira preocupação foi manter o Parlamento funcionando normalmente, sem que o isolamento social fosse desrespeitado. Um ato da Mesa Diretora suspendeu eventos públicos presenciais. Além disso, foi necessário buscar alternativas para fazer as reuniões com a participação de todos os atores do Parlamento, ou seja, todos os setores da Casa, assessorias, parlamentares e comissões.

Alyne ressaltou a importância da TV Alerj para a continuidade do trabalho parlamentar: “Inicialmente, nós adotamos uma ferramenta de reunião virtual. Vimos que era a que o Senado estava usando e aproveitamos a experiência deles. Mas entendemos que a assinatura que tínhamos só comportava 100 pessoas por sala, e isso nos dava uma limitação de atuação dos assessores parlamentares, da comunicação, entre outros. Então, a TV Alerj foi um canal essencial para todos pudessem acompanhar, principalmente o público.”

Luis Kimaid, CEO da Bússola Tech, quis saber o que a Alerj pretende fazer para capacitar os funcionários, em função das mudanças no regimento interno, e principalmente com a mudança da sede do Legislativo. Alyne adiantou que, com o retorno às atividades presenciais, será necessário implementar cursos e treinamentos para os servidores ampliarem o domínio do ambiente digital.