PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

20.09.2020 - 18:10 Por Eduardo Schmalter

ALERJ, SECRETARIA DO AMBIENTE E INEA REALIZAM EVENTO PELA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

1/1
  • Por Rafael Wallace
  • Por Rafael Wallace
    Comemoração do Dia da Árvore e entrada da Primavera com plantio de espécies no Corredor Esportivo do Moneró, na Ilha do Governador
  • Por Rafael Wallace
    Comemoração do Dia da Árvore e entrada da Primavera com plantio de espécies no Corredor Esportivo do Moneró, na Ilha do Governador
  • Por Rafael Wallace
  • Por Rafael Wallace
  • Por Rafael Wallace
    Autoridades participam das comemorações do Dia da árvore, com plantio de espécies, na Ilha do Governador
  • Por Rafael Wallace
    O secretário de Estado de Ambiente, Altineu Côrtes e o diretor geral da Alerj, WagnerVicter. Ao centro, seu Hilário, responsável pelo reflorestamento da região

O Corredor Esportivo do Moneró, na Ilha do Governador, está mais limpo, arborizado e bonito. Neste domingo (20/09), sociedade e Poder Público se uniram para a realização de um mutirão em comemoração ao Dia Internacional da Limpeza de Praias, ao Dia da Árvore e ao início da Primavera. Foram plantadas 21 árvores da Mata Atlântica e 100 mudas de plantas, distribuídas. Além disso, a força-tarefa retirou lixo do manguezal local.

Pertencente desde o ano passado à Rede Nacional Legislativo Sustentável, que busca mobilizar as casas parlamentares a adotarem medidas administrativas, atos e processos mais sustentáveis, a Alerj organizou o evento juntamente com a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O plantio de um Pau-Brasil, árvore que deu nome ao nosso país, bem ao lado do famoso Baobá da região, inaugurou o evento. Diante dos olhos emocionados do Seu Hilário Fidelis, morador da Ilha há 24 anos, o bosque que foi apelidado com seu nome ganhou novas cores, cheiros e texturas.

Fidelis, de 76 anos, começou com suas próprias mãos a revitalização do lugar onde mora. Ele já plantou mais de 90 espécies, todas elas etiquetadas com identificação, e faz com muito carinho a manutenção, com poda e hidratação. “Aqui virou point. A ideia de colocar etiquetas foi chamar atenção e deu certo, pois todos querem saber quais tipos de plantas são. Quando cheguei aqui não tinha planta nenhuma. Estou muito feliz de ver as pessoas engajadas e me ajudando no projeto”, contou.

Diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Wagner Victer reafirmou o compromisso da Casa com a defesa do meio ambiente: “São datas muito importantes, que merecem a união de diversas entidades em prol da sustentabilidade”. Secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes espera que o mutirão sirva de exemplo: “Vendo o momento que o Brasil atravessa, com tantas queimadas, percebemos que temos de preservar o meio ambiente, e há muito o que fazer”. Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Ergas, e a presidente do Inea, Diane Rangel.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail