PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterGoogle+ Email

08.07.2019 - 10:51 Por Comunicação Social

AGORA É LEI: ESTADO GANHARÁ PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA CIENTÍFICA

  • Por USP Imagens

Ideia veio de participante da última edição do Parlamento Juvenil

O Estado do Rio de Janeiro ganhará um programa de incentivo à pesquisa científica nas instituições educacionais. A determinação é da Lei 8.451/19, de autoria do ex-deputado Wanderson Nogueira, em parceria com o estudante Wini de Moura Miguel, participante do Parlamento Juvenil. A norma foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada pelo Diário Oficial do Executivo nesta segunda-feira (08/07).

De acordo com a Lei, o programa deverá ser administrado por órgãos e/ou instituições públicas executoras das políticas de educação e pesquisa estadual, e deverá apoiar a participação de estudantes do ensino fundamental e médio, e de pesquisadores e professores, em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas do estado.

O programa tem como objetivos contribuir para a capacitação de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio em Ciência e Tecnologia, contribuir para a atualização de professores para o envolvimento desses profissionais com as sociedades científicas brasileiras, e possibilitar a participação de alunos e professores do estado nas etapas nacionais da Olimpíada de Ciências. A norma também determina que o Executivo incentive a criação da Olimpíada Estadual de Ciências com o objetivo de identificar e estimular jovens talentos.

FacebookTwitterGoogle+ Email