PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

22.09.2020 - 16:15 Por Gustavo Natario e Leon Lucius

TESTES DE CORONAVÍRUS SERÃO FEITOS EM AMOSTRAS DE SANGUE DE DOADORES

  • Por Julia Passos

Resultado deverá ficar pronto em até 72 horas.

As instituições públicas, privadas e filantrópicas de hemoterapia do Estado do Rio serão autorizadas a realizar testes para detecção da covid-19 em todas as amostras de sangue de doadores. É o que determina o projeto de lei 2.902/20, do deputado Marcelo Cabeleireiro (DC), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta terça-feira (22/09). A medida seguirá para o governador em exercício, Claudio Castro, que terá até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Segundo a proposta, os testes deverão ficar prontos em até 72 horas após as entradas das amostras nos laboratórios. A entrega dos resultados deverá ser sigilosa, por email ou outro meio escolhido. O teste deverá ser o RT-PCR ou Sorológico, coletados através de Swabs, por ser o teste padrão de referência.

A bolsa de hemoderivado deverá ser descartada por medidas de segurança, conforme normatização do Ministério da Saúde. Caso o resultado do teste de detecção da covid-19 seja positivo, o doador será encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde (SES) ou a uma secretaria municipal para o devido acompanhamento médico e a unidade que realizou os exames deverá informar os resultados às autoridades sanitárias.

Cabeleireiro explicou que a pandemia de coronavírus alterou a rotina de toda a sociedade e afetou o número de doações realizadas nos hemocentros do estado, causando uma falta generalizada no estoque de sangue e plaqueta. “Apesar de todas as medidas de controle do covid-19, é público e notório o fato de que muitas pessoas possam portar o vírus e estar assintomáticas, o que pode levar outras pessoas à contaminação por meio de gotículas de saliva ou por meio da doação de sangue, o que, consequentemente, aumenta o número de contaminados. O objetivo é aumentar as hipóteses de testagem e preservação da vida e da saúde, na medida que o teste de detecção vem se mostrando um meio eficaz para a aplicação de medidas de prevenção de contágio”, explicou o parlamentar.

FacebookTwitterWhatsappEmail