PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

25.04.2017 - 16:27 Por Buanna Rosa

DEPUTADOS VÃO DISCUTIR COMBATE AO ROUBO DE CARGAS COM MINISTRO DA JUSTIÇA

1/1
  • Por Rafael Wallace
    Audiência Pública da Comissão de Segurança
  • Por Rafael Wallace
    A presidente da Comissão de Segurança Pública, deputada Martha Rocha (PDT), durante audiência nesta terça-feira (25/04)
  • Por Rafael Wallace
    O presidente da Comissão de Economia da Alerj, deputado Waldeck Carneiro (PT)
  • Por Rafael Wallace
    De acordo com o delegado Tiago Dorigo a operação conseguiu reduzir em mais de 50% o número de casos de roubos de cargas na região

Parlamentares vão pedir retomada de operação conjunta

Deputados das comissões de Segurança Publica e de Economia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), vão se encontrar no dia 15 de maio com o Ministro da Justiça, Osmar Serraglio, para propor medidas de combate aos roubos e furtos de cargas no Estado. Entre as propostas está o aumento de efetivo da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional. A informação foi divulgada pela presidente da Comissão de Segurança Publica, deputada Martha Rocha (PDT), durante audiência nesta terça-feira (25/04).

De todos os casos de roubos e furtos de cargas no Brasil, 43,7 % ocorrem nas estradas fluminenses, segundo dados da Firjan. Nos últimos seis anos esse número cresceu 220%, totalizando um prejuízo de R$ 2,1 bilhões no setor.

Operação Asfixia

Martha Rocha anunciou que vai sugerir a retomada da Operação Asfixia, realizada no ano passado para conter os roubos de cargas na região da Pavuna, nos entornos dos complexos do Chapadão e da Pedreira. "Houve uma estratégia muito eficiente ao utilizar a força nacional no enfrentamento desses crimes.Trazer de volta esses policiais e retomar a Operação Asfixia seria muito importante para o enfrentamento desse problema", afirmou Martha Rocha.

De acordo com o delegado da Polícia Civil Tiago Dorigo, a operação, que aconteceu entre os meses de novembro e janeiro, conseguiu reduzir em mais de 50% o número de casos de roubos de cargas na região. Nela, atuaram de forma conjunta 66 policiais civis, 38 militares, 30 policiais rodoviários e 112 homens da Força Nacional.

"Fizemos um cinturão de segurança nessa região e impedíamos que a carga roubada chegasse nessas comunidades. Em duas semanas de operação apresentou uma redução drástica na região da Pavuna", lembrou o delegado.

Coordenadoria Estratégica

O presidente da Comissão de Economia da Alerj, deputado Waldeck Carneiro (PT), adiantou que também vai propor na reunião com o Ministro a criação de uma coordenadoria estratégica para o enfrentamento desse crime. "É preciso integrar as ações das forças nacionais com as forças de segurança estaduais. O combate ao roubo de cargas se faz com inteligência e com homens em campo", justificou Waldeck.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Carlos Osório (PSDB), Iranildo Campos (PSD) e Paulo Ramos (Psol).

FacebookTwitterWhatsappEmail