DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PV PV
DEPUTADO Eurico Junior
  • Eurico Junior

    Rio de Janeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    euricojunior@alerj.rj.gov.br

Eurico Júnior nasceu no Hospital Eufrásia Teixeira Leite, em Vassouras, no Centro-Sul fluminense, e foi criado em Paty do Alferes - até então, 2º Distrito do município de Vassouras -, emancipado há 33 anos. Formado em Educação Física pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, foi professor de colégios estaduais da região onde nasceu e mora até hoje.
Sempre engajado em trabalhos comunitários nos municípios do Centro-Sul fluminense, Eurico Júnior participou da fundação e desenvolvimento de diversas instituições que, desde os primórdios, lutaram pela melhoria da qualidade de vida da população dos municípios que a integram. Foi presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Clube Campestre, membro da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e fundador do Rotary Club de Paty do Alferes, além de membro da diretoria da Associação dos Municípios do Sul Fluminense.

Com o dom natural para a política, herdado da família (teve o tio Edmundo Peralta Bernardes eleito prefeito de Vassouras e outro tio, Manduquinha Bernardes, deputado estadual), Eurico Júnior tem uma longa trajetória na vida pública, iniciada na década de 1980 quando foi eleito vereador de Vassouras, pelo PDS, no período de 1983 a 1988. Em seguida, elegeu-se prefeito de Paty do Alferes, por dois mandatos (1989 a 1992 e 1997 a 2000), pelo PMDB e, mais tarde, prefeito de Vassouras (2005 a 2008), pelo PV, além de ter sido eleito deputado federal, entre 2013 e 2015, pelo PV.

Durante essa longa caminhada, o deputado realizou diversas ações, obras e serviços que, até hoje, beneficiam os moradores dos municípios, que incluem os da região do Vale do Café. Criou a Festa do Tomate, nacionalmente conhecida (o evento já atraiu para Paty do Alferes mais de 40 mil turistas por dia no feriado de Corpus Christi), construiu o Hospital Maternidade Alba Monteiro Bernardes, reformou e ampliou escolas, postos de saúde, rede de iluminação pública, eletrificação rural, asfaltou dezenas de ruas, implantou o Conselho Tutelar. Além disso, investiu 52% em educação. Por tantas realizações, foi eleito, pelo Jornal do Brasil, em 1989, o melhor prefeito do Estado do Rio de Janeiro.

Há 54 anos não havia deputados eleitos pela região Centro-Sul fluminense. O último foi José Carlos Vaz de Miranda, em 1966. Eurico Júnior, eleito pelo PV, interrompeu esse ciclo e promete lutar para que o Estado do Rio de Janeiro e, especialmente, os municípios da região Centro-Sul fluminense se desenvolvam, com mais ofertas de serviços de saúde, educação e geração de empregos e renda para os seu habitantes.

12º Legislatura (2019 – 2023) - Atual