PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

18.04.2019 - 15:55 Por Comunicação Social

SÃO JORGE E SÃO SEBASTIÃO PODERÃO SER PADROEIROS DO ESTADO

  • Por Fotografia Alerj
    ORDEM DO DIA – QUINTA-FEIRA (18/04/19) – 12H

São Jorge e São Sebastião poderão ser proclamados padroeiros do Estado. A determinação é do projeto de lei de autoria dos deputados André Ceciliano (PT) e Gustavo Schmidt (PSL), que foi aprovado nesta quinta-feira (18/04) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em discussão única. A proposta segue para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a iniciativa.

Originalmente, a homenagem referia-se a São Jorge, mas uma emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB) incluiu São Sebastião como padroeiro. O texto prevê ainda que o governo preste, anualmente, as honras de Estado aos padroeiros dos fluminenses.

"O dia 23 de abril, Dia de São Jorge, já está no calendário do Estado. São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo e até hoje o Estado do Rio ainda não tem um padroeiro", justificaram os autores do PL.

Conhecido como “o grande mártir” ou “santo guerreiro”, São Jorge é reverenciado pelos devotos por favorecer a todos que a ele recorrem durante batalhas ou questões complicadas. No Candomblé e na Umbanda, São Jorge é associado a Ode, Ogum e Oxossi, sendo solicitado como defensor das almas. Além disso, ele é considerado o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados e escoteiros.

Já São Sebastião, padroeiro do município do Rio, é considerado um santo muito popular, tendo dado seu nome à cidade. Seu dia é comemorado em 20 de janeiro.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail