DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PSDB PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira
DEPUTADO Luiz Paulo
  • Luiz Paulo

    NASCIMENTO

    26 de dezembro de 1945

    Rio de Janeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1259

    luizpaulo@alerj.rj.gov.br

LUIZ PAULO CORREA DA ROCHA

Com mais de 45 anos de experiência na vida pública, servindo o Estado do Rio de Janeiro ocupando posições de destaque no Legislativo e no Executivo, o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha tem uma história de muito trabalho, lutas e conquistas realizadas em benefício da população fluminense.

Luiz Paulo Corrêa da Rocha é engenheiro civil formado pela UFRJ, em 1972, com mestrado em transporte pelo Coppe, foi professor de topografia e de engenharia civil. Em 1984 teve a oportunidade de fazer um curso de aperfeiçoamento em construção de estradas no Japão, patrocinado por aquele país. Em seguida, concluiu um curso de projetos de estradas por computador, no renomado Instituto Militar de Engenharia.

Luiz Paulo, 70 anos, é deputado estadual pelo Rio de Janeiro, foi reeleito para quarto mandato consecutivo, em outubro de 2014, com 39.992 votos. Em 2010 foi reeleito para o 3º mandato com 34.502 votos. Em 2006, foi reeleito para o segundo mandato com 45.218 votos e, em 2002, para o primeiro mandato com 65 mil 196 votos. Casado com Márcia Lacerda, pai de Rodrigo e Eliane, avô de Pedro, Mariana e Manuela, é cristão e cultiva hábitos saudáveis como caminhadas ao ar livre.

Líder da bancada do PSDB na ALERJ, Luiz Paulo é presidente da Comissão de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais da Alerj, membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Orçamento. Com mais de 60 Leis aprovadas, centenas de projetos de Lei, emendas à Constituição, o deputado Luiz Paulo é Corregedor Substituto e Vice-presidente da Comissão Especial das Barcas e presidente da Comissão Especial do Pacto Federativo.

Ao longo destes 14 anos de vida pública no parlamento, Luiz Paulo presidiu várias Comissões Parlamentares de Inquérito destacando a da Petrobras; da Crise Hídrica; Arrecadação de Tributos e ICMS entre 2003 e 2007, a que investigou os responsáveis pela tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana; do Propinoduto; da Loterj e Rio Previdência; infraestrutura do Comperj.

Na vida politico partidária, participou da fundação do partido PSDB no Rio e é presidente diretório municipal do partido no Rio de Janeiro. No Executivo, entre 1995 e 1998, foi vice-governador, na gestão de Marcello Alencar. Nesse período respondeu pela Secretaria de Obras, Chefia da Casa Civil e pela Coordenadoria de Infraestrutura. Em diversos períodos foi governador em exercício. No Governo do Estado, exerceu a função de engenheiro e entre 1988/89 assumiu a Direção Geral de Obras. Na prefeitura do Rio de Janeiro, assumiu três pastas: a Secretaria de Obras, a de Urbanismo e Meio Ambiente, e a de Transporte. Na sua gestão, entregou mais de 4 mil obras em toda a cidade, gerando mais de 120 mil empregos diretos. Em 1998 foi candidato ao Governo do Estado, conquistando mais de um milhão de votos.

11º Legislatura (2015 – 2019) - Atual

Legislaturas Anteriores