DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
SDD SDD - SOLIDARIEDADE
DEPUTADO FATINHA
  • FATINHA

    NASCIMENTO

    11 de maio de 1962

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    fatinha@alerj.rj.gov.br

Maria de Fátima Pereira de Oliveira, conhecida popularmente como Fatinha, é jornalista e possui uma trajetória de vida marcada pela superação. Veio de uma infância humilde no bairro Bom Retiro, em Duque de Caxias, cidade onde reside até hoje. Filha adotiva do ajudante de pedreiro Olavo Pereira e da lavadeira Sebastiana Maria Pereira, pelos quais, embora já falecidos, Fatinha atribui grande admiração e reconhecimento, principalmente, por sua mãe, que foi seu maior exemplo de vida.

Sempre determinada, quando jovem, Fatinha ganhou uma bolsa e se formou em Jornalismo. Foi subsecretária de Comunicação da Prefeitura de São João de Meriti, coordenadora de Comunicação e Cerimonial de Estado da Baixada Fluminense, assessora de imprensa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu, e editora-chefe do jornal A Voz do Grande Rio, entre outros veículos de comunicação. Mas, a vontade e a garra em lutar pelos direitos de uma sociedade mais justa e igualitária a impulsionaram a ingressar na vida política. Aquela mocinha prodígio, que sempre sonhou em dias melhores para sua gente, começava se projetar na vida pública. Fatinha foi ganhando espaço até que se tornou referência na luta pelos direitos dos moradores da região.

Tamanha popularidade lhe rendeu a eleição como vereadora em Duque de Caxias. Foram dois mandatos consecutivos, sempre com uma expressiva votação. Durante esse período, construiu uma base sólida na política. Teve uma atuação marcante em favor da mulher, da terceira idade, da segurança pública e da defesa do consumidor, entre outras iniciativas que a rotularam como uma das vereadoras mais atuantes na cidade.

Entre seus inúmeros projetos e leis em Duque de Caxias, destacam-se: a criação do programa de prevenção às drogas, Crack Não! O Barato é Viver. A ação, inclusive, foi premiada e repercutiu como referência para outros estados do Brasil; Programa Parceiro da Vida Saudável na Terceira Idade para ampliar o atendimento médico a idosos carentes na rede privada; implantação de ciclovias nos bairros, Programa de Vacinação Domiciliar de Idosos, e a obrigatoriedade de lojas de departamento e de rede a cederem banheiros aos seus clientes.

Com tamanha popularidade, em 2014, Fatinha decidiu se candidatar pela primeira vez como deputada estadual. Ela teve uma votação considerável, (12.873 votos), porém, não o suficiente para se eleger, mas que garantiu sua suplência. E, em 2017, tomou posse, na Assembléia Legislativa, no lugar do deputado Pedro Fernandes, que, por sua vez, foi convidado para assumir a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Agora, como deputada, Fatinha quer expandir seus ideais em benefício do bem estar social e entrar para a história como uma das parlamentares mais atuantes do cenário político estadual. Fatinha, Mulher de Palavra e Ação!

A deputada Fatinha é Vice Pres.Comissão de Turismo e da . Comissão Pessoa com Deficiência e integra as Comissões: Direitos da Mulher/ Meio Ambiente/ Legislação, Constitucional Complementar e Códigos.

11º Legislatura (2015 – 2019) - Atual