DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PDT PDT - Partido Democrático Trabalhista
DEPUTADO Pedro Fernandes
  • Pedro Fernandes

    NASCIMENTO

    22 de abril de 1983

    Rio de Janeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1360

    pedrofernandes@alerj.rj.gov.br

Nome completo: Pedro Henrique Fernandes da Silva
Data de Nascimento: 22/04/1983
Local de Nascimento: Rio de Janeiro
Domicílio eleitoral: Rio de Janeiro
Filhos: 3
Casado: Sim
Partido: PDT

Pedro Fernandes é cirurgião dentista e foi eleito para o segundo mandato para deputado estadual com 69.571 votos. É filho da vereadora Rosa Fernandes e neto do eterno decano da Alerj, o deputado Pedro Fernandes, falecido em 2005 e recordista de mandatos, com atuação em 10 legislaturas.

O deputado é também professor universitário, fez MBA na Fundação Getúlio Vargas-RJ, pós-graduação em Políticas Públicas no Iuperj e cursos de extensão na Universidades de Harvard (Estados Unidos), Salamanca (Espanha), e George Washington, também nos Estados Unidos.

Presidiu a Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle e tem como prioridade fiscalizar o funcionamento de órgãos públicos, como forma de garantir o bom atendimento à população do Estado, em particular, nas áreas da Saúde, Transporte, Segurança, Educação e Infraestrutura.

No Parlamento, cobra das concessionárias e órgãos públicos explicações sobre as prestações de serviços à população. Em uma recente inspeção à Central Geral de Abastecimento (CGA), da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, identificou mais de 300 toneladas de medicamentos e materiais hospitalares com os prazos de validade vencidos e solicitou ao Ministério Público do Rio a prisão dos representantes da empresa e dos agentes públicos responsáveis pela distribuição e armazenamento dos produtos.

O deputado é autor das leis 5.038/07, que obriga os hospitais e laboratórios da rede privada a se adaptarem ao atendimento de obesos mórbidos graves; da 5.390/09, que legalizou a queima de fogos no Estado, realizada nos grandes espetáculos, como Carnaval e Réveillon, de forma irregular e da lei que estabelece a inclusão do CPF ou CNPJ do consumidor nas contas de água e esgoto. Foi também o autor da criação do Núcleo de Atendimento ao Servidor Público na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Presidiu também a Comissão de Obras; a Comissão Especial do Cumprimento das Leis (Cumpra-se), que propunha a revogação de leis em desuso e o cumprimento das normas vigentes e a CPI do Telemarketing, que questionou a prática abusiva de abordagem efetuada pelas empresas e a segurança com relação aos dados do consumidor.

Em 2006, aos 23 anos, foi o mais jovem parlamentar do país a ocupar um assento na Mesa Diretora de uma Casa Legislativa, como vice-presidente da Assembleia.

Pedro Fernandes usa no Parlamento estadual não só o conhecimento que adquiriu junto à família, mas também a experiência que conquistou como assessor parlamentar e como subprefeito do Grande Irajá e Penha, cargo que exerceu por três anos. À frente da subprefeitura executou iniciativas de sucesso como a Ginástica e o Tai-Chi-Chuan nas Praças, o Norte-Bebê, a Adoção de Praças, a redução de lixo e entulho nos logradouros públicos, com o projeto Cata Tralha, e a Subprefeitura Itinerante.

Pedro Fernandes também foi pioneiro ao instalar um braço da Subprefeitura em um shopping center, aproximando ainda mais a população do poder público.

É também um incentivador da prevenção às drogas e sugeriu destinar toda a emenda orçamentária de 2011 para o PROERD – Programa de Prevenção às Drogas -, da Polícia Militar.

Em maio de 2018, foi lançado pré-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro pelo PDT.


Endereço para contato: Rua Dom Manoel, S/N Centro
CEP: 20.010-090
Gabinete número: T-08
Andar: Térreo
Telefax:(21)2588-1360

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1614