12.04.2018 - 18:25 Por Camilla Pontes

Marielle Franco
  • Por Thiago Lontra
    Marcelo Freixo (PSol)

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (12/04), em discussão única, a Medalha Tiradentes – maior honraria do parlamento fluminense – post mortem para Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio assassinada no último dia 14 de março. O projeto de resolução 612/18 é de autoria do deputado Marcelo Freixo (PSol) e será promulgado e publicado no Diário Oficial nos próximos dias.

Eleita vereadora com mais de 46 mil votos em 2016, a socióloga e mestre em Administração Pública tinha 38 anos, era oriunda da favela da Maré, na Zona Norte, lésbica, mãe e ativista em prol das causas das mulheres e das populações negra, periférica e LBGT. Antes do cargo político, atuou na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alerj.

O deputado diz que a homenagem é para Marielle e também para as causas pelas quais ela lutava. “É muito estranho o sentimento porque talvez esse seja o projeto mais importante e mais triste que já defendi. Na verdade, eu não queria precisar apresentá-lo porque eu queria ter a Marielle do meu lado. O sentimento por Marielle é uma história muito profunda, então era uma obrigação minha apresentar esse projeto para que a gente possa trabalhar a memória, a imagem dela, porque ela deixou muita coisa, muitos símbolos, mas ela também deixou saudade”, disse Freixo.

A morte de Marielle Franco repercutiu internacionalmente com manifestações por vários dias nas ruas e muitas notícias. Na noite do dia 14 de março, no bairro do Estácio, região central da capital, o carro em que a vereadora estava foi atingido com nove dos 13 tiros disparados. Quatro tiros atingiram a cabeça de Marielle e três, o motorista Anderson Pedro Gomes que também morreu. As autoridades ainda não descobriram os autores e nem os motivos do crime.