PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

12.06.2018 - 18:20 Por Audryn Karolyne

EXPOSIÇÃO 'TUDO SE RECICLA' É ABERTA NO PALÁCIO TIRADENTES

1/1
  • Por LG Soares / Alerj
    Zé Filho, artista criador da exposição ''Tudo se recicla''.
  • Por LG Soares / Alerj
    Exposição ''Tudo se recicla''.
  • Por LG Soares / Alerj
    Exposição ''Tudo se recicla''.
  • Por LG Soares / Alerj
    Exposição ''Tudo se recicla''.
  • Por LG Soares / Alerj
    Exposição ''Tudo se recicla''.

Mostra tem entrada gratuita e fica aberta até o dia 13 de julho

Quando o lixo vira luxo: a exposição "Tudo se recicla", do artista Zé Filho, foi aberta nesta terça-feira (12/06) no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Na mostra, que ficará aberta até o dia 13 de julho, estão expostas 25 peças que usam elementos reciclados e reaproveitados, ilustrando não só o universo automotivo de onde vem seu autor, que tem como fonte de renda principal a profissão de capoteiro de carros, mas também temas como animais, dança e instrumentos musicais.

Segundo o artista, que mora em Petrópolis, a ideia de começar a transformar sucata em peças de arte surgiu da vontade de reaproveitar o lixo que via saindo da oficina. Ele explica que o seu trabalho é transformar o material bruto em algo belo. "Eu pego um objeto que está jogado, cheio de óleo e graxa, que vai para um destino desconhecido e o eternizo em um enfeite", conta.

O trabalho de Zé influencia sua própria família. Seu afilhado, Theo Pereira, de apenas cinco anos, já começa a ter um olhar mais atento para as questões ambientais. "É muito importante para a criança o convívio com o material reciclável", afirmou Ana Paula, mãe do menino e cunhada do criador das obras. De acordo com ela, ter acesso a esse tipo de arte ajuda a expandir o olhar infantil para além do universo dos computadores e dos brinquedos mais comuns, começando a educar os pequenos para esse tipo de questão.

Serviço

Exposição Tudo se recicla

Onde: Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/nº - Praça XV

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 17h. Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº- atrás do palácio. Telefone: 2588-1186.

FacebookTwitterWhatsappEmail