14.12.2018 - 10:51 Por Comunicação Social

EVENTO PROMOVIDO PELA ALERJ ELABORARÁ PROPOSTAS PARA O FUTURO DO RIO

• Por Rafael Wallace
    EVENTO PROMOVIDO PELA ALERJ ELABORARÁ PROPOSTAS PARA O FUTURO DO RIO

Políticos atuais e recém-eleitos pelo Rio de Janeiro e representantes da sociedade civil se encontrarão, no dia 17 de dezembro (segunda-feira), para identificar pontos que devem integrar a pauta do Poder Legislativo, no processo de retomada do crescimento econômico do estado. Batizado de “Agenda de Futuro”, o evento organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio, órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai contar com as presenças do governador eleito Wilson Witzel, de atuais e novos senadores, deputados federais e estaduais e dos presidentes de 30 entidades, universidades e empresas que atuam no Rio. Juntos, eles debaterão temas envolvendo, por exemplo, os setores de gás e logística e os desafios da Região Metropolitana e do turismo, no plenário da Alerj, às 9h30. A partir da discussão de caminhos para o desenvolvimento fluminense, a iniciativa irá gerar propostas que serão incorporadas à agenda legislativa do próximo ano.

“Será um momento de escuta e de diálogo importantíssimo, ainda mais diante das transformações pelas quais o estado está passando. É imprescindível que a Alerj reforce este canal institucional de construção de propostas para o Rio de Janeiro a partir da interação entre o setor produtivo e as entidades”, explica o presidente em exercício da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), idealizador do evento. Durante o encontro, que ocorrerá entre 9h30 e 14h30, cada um dos presidentes das entidades presentes falará durante três minutos, apresentando questões relacionadas às suas áreas de atuação.

O segundo momento da programação será voltado para a apresentação de painéis com convidados que debaterão temas como transportes, setor de óleo e gás, agropecuária e concessões. Ao final do evento, um documento contendo as principais propostas para a retomada do crescimento econômico será apresentado aos participantes que formalizarão um pacto pela sua implementação. O objetivo é reunir contribuições de líderes de diversos segmentos e com elas ajudar a definir caminhos para que o Rio alcance o desenvolvimento sustentável.

O evento Agenda de Futuro faz parte de um projeto que inclui ainda entrevistas feitas com lideres de cada setor que podem ser acessadas pelo canal (https://www.youtube.com/user/forumdesenvolvimento), no YouTube, e lidas em uma publicação que reúne os depoimentos de representantes de todas as entidades que compõem o fórum.

Confira a programação dos painéis da Agenda de Futuro:

O Parlamento aberto e conectado às demandas da sociedade

Cristiano Ferri – Gestor e professor de inovação do setor público e fundador do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

O que podemos fazer pela metrópole?

Vicente Loureiro – Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp)

Logística e Concessões: uma agenda de presente

Delmo Pinho - Subsecretário da Secretaria de Estado de Transportes (SETRANS)

Desafios do Turismo no Estado do Rio de Janeiro

Philipe Campello – Diretor da Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB)

Futuros possíveis para o Setor de Óleo e Gás no Rio de Janeiro

Karine Fragoso - Gerente de Petróleo, Gás e Naval da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e superintendente-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).

Propostas para o desenvolvimento agropecuário do estado do Rio

Alberto Figueiredo – Diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por meio do link:
www.bit.ly/AgendaDeFuturo

Mais informações podem ser obtidas em forumdesenvolvimentorj@gmail.com, ou pelos telefones: 2588-1145/1352.