PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

17.06.2019 - 17:26 Por Comunicação Social

ALERJ INVESTIGA DENÚNCIAS DE VAZAMENTO DE CHORUME EM SÃO GONÇALO

  • Por Divulgação Alerj
    ALERJ INVESTIGA DENÚNCIAS DE VAZAMENTO DE CHORUME EM SÃO GONÇALO

A Comissão de Saneamento Ambiental (Cosan), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou vistoria no Centro de Tratamento de Resíduos do Alcântara, em São Gonçalo, nesta segunda-feira (17/06), para apurar denúncias de supostos vazamentos de chorume que estariam contaminando cursos d’água na região.

Diariamente, o aterro sanitário de Alcântara recebe 1.600 toneladas de resíduos das cidades de São Gonçalo e parte de Niterói, ocupando uma área de 1,4 milhão de metros quadrados na região de Anaia, em São Gonçalo.

O coordenador da Cosan afirmou que irá requisitar uma série de documentos para verificar as condições de operação da empresa Foxx Haztec, responsável pelo centro de tratamento de resíduos do local. “Essa foi apenas uma primeira visita, para tomarmos conhecimento de como a empresa vem lidando com a questão do tratamento de resíduos em São Gonçalo. Também estamos com equipes nas ruas investigando possíveis emissões irregulares de chorume, que possam estar contaminando os cursos d’água e causando problemas à população e ao meio ambiente”, disse Daniel Marques.

Segundo Marques, foram encontradas nove piscinas de chorume no interior da empresa. "Temos de estar atentos à tecnologia empregada, pois, caso ocorra algum imprevisto, a cidade não poderá ficar com um passivo ambiental dessa magnitude”, finalizou Marques.

A visita ao Aterro de Alcântara é uma das ações resultantes de denúncias que chegam diariamente à Cosan. A Comissão mantém o número de telefone 0800 282 8815, para que a população possa denunciar quaisquer irregularidades relativas à questão ambiental.

Atendendo à solicitação do presidente da Cosan, deputado Gustavo Schmidt (PSL), técnicos da comissão visitaram as instalações do aterro sanitário acompanhados de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo. Funcionários da empresa Foxx Haztec, responsável pelo Aterro, e moradores da região também estiveram presentes. Os deputados Waldeck Carneiro (PT), Lucinha (PSDB) e Marcelo do Seu Dino (PSL) enviaram representantes. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) deu apoio à operação.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail