DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
MDB MDB - Movimento Democrático Brasileiro
DEPUTADO André Lazaroni
  • André Lazaroni

    NASCIMENTO

    3 de dezembro de 1976

    Rio de Janeiro

    CONTATO

    (21) 2588-1328

    andrelazaroni@alerj.rj.gov.br

André Lazaroni é deputado estadual pelo Rio de Janeiro, reeleito para o quarto mandato consecutivo em outubro de 2014, com aprovação de 44.473 eleitores. Formado em Direito, com especialização em Direito Ambiental, tem 41 anos, é cristão, casado e pai de três filhas.

Com mais de 30 leis aprovadas, André Lazaroni tem intensificado sua luta a favor do Meio Ambiente, do Esporte, da Educação e da Cultura, tanto enquanto deputado, quanto durante duas passagens pelo Poder Executivo, como secretário de Estado. Em defesa da população, publicou o livro "Defenda-se", com aspectos gerais relativos ao funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, orientação aos leitores sobre seus direitos fundamentais e informações detalhadas sobre diversos aspectos do Estado do Rio de Janeiro.

Como deputado, André Lazaroni presidiu as comissões de Defesa do Meio Ambiente, Obras Públicas e Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), além de ter exercido a liderança de seu partido, o PMDB, na Casa. Atualmente, preside a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Alerj.

Desde seu primeiro mandato, atua em defesa do meio ambiente. Conseguiu, entre outras ações, proibir a comercialização de madeira sem a certificação do Ibama, e as leis de sua autoria incluem a que cria o Selo Verde para empresas que promovem destino final adequado para produtos plásticos, a que determina que o Estado ensine direitos básicos ao cidadão e a que obriga o Metrô a devolver os créditos no cartão, quando solicitado pelo usuário.

Lazaroni realizou diversas operações para a apreensão de animais vendidos ilegalmente, criou uma cartilha com todas as leis de defesa do meio ambiente, comandou vistorias em lixões irregulares, aprovou a Lei que obriga o Estado a monitorar a qualidade das areias nas praias, incentivou o uso de bicicletas, obrigou a substituição gradual das sacolas plásticas em supermercados e lojas, levou o ônibus da Comissão de Defesa do Meio Ambiente para o interior e conseguiu que novos prédios fizessem a captação de água da chuva para reutilização. A aprovação da lei que garantiu a criação do primeiro Banco Público de Células-Tronco do Brasil também foi uma conquista de André Lazaroni.

No Executivo, assumiu a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e a direção da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) quando o Estado se preparava para realizar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Lazaroni ajudou na transição do Novo Maracanã e lutou pela retomada dos complexos esportivos Célio de Barros e Julio de Lamare. Os moradores do interior fluminense foram priorizados e receberam projetos para o bem-estar e a prática de uma vida saudável. Foram instaladas academias funcionais gratuitas em Búzios, Paraíba do Sul, Angra dos Reis, Saquarema, Rio das Flores, Seropédica e São Gonçalo. O interior também recebeu escolinhas de futebol do jogador Leonardo Moura e de artes marciais, dos campeões Anderson Silva e Vitor Belfort.

Dentre outras conquistas, ganham destaque a reativação do Piscinão de São Gonçalo e a regularização, através de cartões magnéticos, da situação dos proprietários de cadeiras cativas do Maracanã. Outra ação de grande sucesso atravessou as comunidades pacificadas do Rio de Janeiro: numa parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e a Light, surgiu o Projeto Travessia, que recuperou praças e espaços destinados à prática esportiva em 14 localidades.

Em 2015, assumiu seu quarto mandato como deputado estadual. Dois anos depois, mais uma vez Lazaroni aceitou o desafio de integrar o Poder Executivo, assumindo a Secretaria de Estado de Cultura e a presidência do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Num momento em que a economia fluminense atravessava uma das mais graves crises de sua história, André Lazaroni trabalhou para democratizar o acesso à Cultura no interior e manteve funcionando equipamentos culturais importantes, como o próprio Theatro Municipal, uma das maiores casas de espetáculo do país.

Também à frente da Secretaria de Estado de Cultura, Lazaroni promoveu a Caravana Rio Criativo, que percorreu diversas cidades levando oficinas e consultorias gratuitas de gestão para artistas e produtores locais, fazendo com que a Cultura passasse a ser encarada de forma profissional e como oportunidade de negócios.

No fim de 2017, André Lazaroni reassume seu mandato na Alerj e dá continuidade à sua atuação em defesa da Cultura, mantendo questões ligadas ao setor entre suas prioridades. Com a criação da Frente Parlamentar de Cultura, o deputado fortalece, por meio da atividade legislativa, ações e programas de fomento e incentivo às atividades artísticas em todo o Estado.

Entre as atribuições da Frente estão o debate permanente de questões ligadas ao setor, o mapeamento das atividades em todo o Estado e a aproximação entre o poder público, artistas e produtores, auxiliando na viabilização de projetos e políticas públicas acessíveis e eficientes.

Legislaturas Anteriores

TELEFONES

2. (21) 2588-1644

EMAILS

2. al@andrelazaroni.com.br

MÍDIAS SOCIAIS