PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

22.08.2017 - 15:08 Por Vanessa Schumacker

PALÁCIO TIRADENTES RECEBE ALUNOS DE JORNALISMO DA ESPM

1/1
  • Por Octacílio Barbosa
    PALÁCIO TIRADENTE RECEBE ALUNOS DE JORNALISMO DA ESPM
  • Por Octacílio Barbosa
    PALÁCIO TIRADENTE RECEBE ALUNOS DE JORNALISMO DA ESPM

Aula conjunta de redação e fotojornalismo aconteceu nas instalações da sede do Poder Legislativo fluminense

Depois de nove meses fechado ao público, o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), recebeu, na manhã desta terça-feira (22/08), 27 alunos do segundo período de jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com câmeras fotográficas em punho, os estudantes percorreram todas as instalações do prédio e conheceram, através da visita guiada, a história do local.

O objetivo segundo as professoras do grupo, a jornalista Angelina Nunes e a fotojornalista Ana Lúcia Araújo, é que os estudantes vivam na prática o dia a dia do jornalismo. Eles farão, a partir da visita, uma matéria sobre o Palácio, com texto e fotos. "Estamos realizando uma aula externa conjunta para que os alunos possam vivenciar como é a vida real de um jornalista. Para que possam saber o que vão enfrentar na profissão", explicou Angelina. Segundo Ana Lúcia, professora de fotojornalismo, o grande desafio, além de conhecer a história do Palácio, está sendo fotografar sem o uso do flash.

Estudantes

Os alunos Geovanna Bracet, de 21 anos, e Rafael Araújo, de 19, visitaram o Tiradentes pela primeira vez. "Passo sempre aqui na frente, mas não fazia ideia de como era por dentro", disse Geovanna, que pretende direcionar o seu trabalho contextualizando o prédio com o atual momento político do país. Já Rafael pretende focar no passado do prédio. "A história da Cadeia Velha me interessou muito", explicou.

A visita, que dura de uma hora e meia a duas horas, foi conduzida pela estagiária do curso de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Maria Eduarda Fonseca. "A experiência foi ótima e o público muito receptivo para conhecer a história do Palácio. Já estava ansiosa para receber o primeiro grupo", disse Maria Eduarda, que tem o Rio Antigo e a Praça XV como temas de sua pesquisa acadêmica.

Visita Guiada

A partir do dia 25/09 escolas públicas e privadas poderão visitar o Palácio. Para o público, o Tiradentes abre as suas portas a partir do dia 11/09. O agendamento só é necessário para grupos com mais de 15 pessoas e escolas. Informações e marcação de visitas em grupo podem ser feitas pelos telefones: (21) 2588-1251 ou (21) 2588-1393.

FacebookTwitterWhatsappEmail