15.05.2017 - 19:04 Por Vanessa Schumacker

NOVA LICITAÇÃO DAS BARCAS FICARÁ PRONTA EM TRÊS MESES E TRARÁ TRECHO PRAÇA XV – CAXIAS

Comissão de Transportes
    Comissão de Transportes
    Marcelo Simão (PMDB)
    Rosenverg Reis (PMDB)
    Washington Reis, prefeito de Caxias

Daqui a três meses estará pronto o edital de licitação para operar o serviço de transporte aquaviário que ligará o município de Caxias, na Baixada Fluminense à Estação Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro. A informação foi passada pelo secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, nesta segunda-feira (15/05), durante audiência pública da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizada na Câmara Municipal de Caxias.

Segundo o secretário, uma nova licitação para o sistema aquaviário, que atenderá cerca de cinco milhões de passageiros, já está em andamento e a concorrência será internacional. “Nos próximos dias já vamos disponibilizar, em nosso site, a íntegra de todos os documentos relativos à implementação desse novo trecho", disse Rodrigo. Segundo ele, com o término do contrato com a CCR Barcas, a empresa vencedora deverá operar o serviço pelos próximos 20 anos. "Não estamos satisfeitos com as linhas que temos e nem com a integração entres os modais", disse.

Anteprojeto

Durante a reunião, o Anteprojeto de Dragagem para Implantação de um Terminal Hidroviário de Passageiros foi apresentado aos parlamentares e representantes do Executivo. Segundo o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta, a proposta é totalmente viável. “Seriam quatro berços de atracação, com um canal de 6m de profundidade e 100m de largura, para o acesso aquaviário ao futuro terminal, que ficará nos fundos do Hospital Municipal Moacyr do Carmo, no Parque Beira Mar", explicou. Ainda, de acordo com Domenico, as obras de engenharia custarão cerca de R$ 180 milhões e a estação poderá ficar pronta em dois anos. "A obra de dragagem dura 272 dias, e a obra civil de um a dois anos", explicou.

Segundo o prefeito de Caxias, Washington Reis, as obras para a instalação da estação das barcas já começaram com o alargamento de avenidas próximas ao local e

estudos ambientais já estão sendo realizados junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). "Queremos construir na região um estacionamento para que motoristas deixem seus carros no local e ainda um bilhete integrado com estacionamento no Centro do Rio", explicou o prefeito, que ressaltou ainda o desenvolvimento que o projeto trará para a região. "Vamos desafogar as vias terrestres e apresentar mais uma alternativa econômica, segura e rápida para a população", disse.

O deputado Rosenverg Reis (PMDB), afirmou que procurou o governador Luiz Fernando Pezão, pedindo para constar no edital a nova linha da Baixada Fluminense. “O governador me garantiu que o vencedor da licitação terá que operar o trajeto Caxias - Praça XV. Essa nova linha vai atender a todos da região da Baixada, principalmente o trabalhador, que não vai ficar preso em engarrafamentos. A barca vai se tornar uma realidade”, disse o parlamentar. O presidente da comissão de Transportes da Alerj, deputado Marcelo Simão (PMDB), lembrou a importância da implantação desse projeto. “Essa linha trará qualidade de vida para os moradores de toda a Baixada. É um compromisso nosso”, frisou Simão.

O deputado Gilberto Palmares (PT), a deputada Fatinha (SDD), o deputado federal, Áureo Lídio (SDD-RJ) e vereadores do município de Caxias também participaram da reunião.