16.09.2020 - 13:10 Por Gisele Araújo

ELERJ REALIZA PALESTRA ONLINE SOBRE EXCELÊNCIA EM ORATÓRIA

• Por Reprodução Internet

Conhecimento, empatia, experiência. Estes foram os pontos considerados fundamentais pelo palestrante Daniel Lascani, leader coach e pós graduado em Psicologia Analítica pela PUC/Rio, para ter excelência em oratória. Lascani foi o convidado da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que realizou, nesta quarta-feira (16/09), mais uma edição do Projeto Elerj Virtual - Eleições Municipais 2020.

No decorrer da palestra, Lascani apresentou cinco tópicos fundamentais para ajudar os candidatos a falarem com seus eleitores. O primeiro ponto, classificado pelo palestrante como uma lei, é o domínio do assunto que será discursado. “O medo de falar em público é um grande desafio para as pessoas, mas não existe diferença entre falar para uma pessoa e falar para dez. É muito importante que o orador saiba do que está falando, o conhecimento leva à calma, que gera credibilidade”, argumentou.

O segundo tópico abordado é uma extensão do primeiro e diz respeito à experiência sobre o conteúdo. Para Lascani, a experiência não é indispensável para o discurso da oratória, mas ainda assim é um complemento que enriquece o assunto. “Se você tiver experiência o conteúdo ministrado será passado com mais confiança, porque a experiência interfere diretamente no fator emoção”, defendeu.

O terceiro item destacado foi a importância de ter um roteiro, com início, meio e fim, para a apresentação. “O planejamento do que será falado, possibilita ao palestrante um domínio maior sobre o tempo e sobre o conteúdo e, ainda, cria método e metodologias. A apresentação não precisa ser engessada, o roteiro serve apenas como uma base de auxílio”, explicou Daniel Lascani.

A congruência foi apontada pelo leader coach como o quarto tópico principal na oratória. “Não tem como se falar em boa oratória sem o desenvolvimento da neurolinguística. O ser congruente interpreta o que ele fala, alinhando a linguagem do comunicador com comunicação corporal, dinâmica e participativa”, salientou.

O quinto tópico é o resultado do desenvolvimento dos quatro primeiros: rapport, ou relacionamento. É através da interação entre as pessoas, com o script e congruência adequados que o orador pode ter um bom feedback. “O rapport é o resultado positivo que o palestrante pode ter se trabalhar com excelência os tópicos anteriores. Tudo isso comprovado cientificamente, eletrodos hoje mensuram vibrações semelhantes entre seres humanos que estão vibrando na mesma frequência, pois se identificaram um com o outro”, finalizou Daniel Lascani.

A palestra virtual poderá ser vista pelo link: https://www.facebook.com/EscolaDoLegislativoRio/videos/359428951843601/