26.04.2017 - 15:49 Por Elisa Calmon

ELERJ PROMOVEU SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO LEGISLATIVA
  • Por Thiago Lontra
    ELERJ PROMOVEU SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO LEGISLATIVA

Mais de 60.000 parlamentares e servidores foram capacitados pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis), ligado ao Senado Federal, ao longo dos últimos 20 anos. Nesta quarta-feira (26/4), vereadores e assessores de 27 municípios de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro se somaram a esse número.

Através do Seminário Nova Legislatura, promovido na Escola do Legislativo (Elerj), órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), os parlamentares tiveram acesso a informações básicas para o exercício do mandato. Dentre elas, questões relacionadas à orçamento, cerimonial e elaboração de leis.

“Iniciativas como essa são essenciais para o fortalecimento da democracia, porque vivemos um momento de crise moral que só pode ser revertida por meio do conhecimento”, disse o deputado Wanderson Nogueira (PSol), que representou a Alerj no evento.

O vereador de Itaguaí Waldemar Ávila (PHS) falou da importância do curso, principalmente para aqueles que estão em seu primeiro mandato. “Eu, que sou vereador de primeira viagem, pude entender quais conceitos criam uma cidade mais organizada. Dessa forma, poderei alcançar resultados significativos para o meu município e, consequentemente, para o estado”, disse.

Entretanto, o curso abrange também os políticos mais experientes. Bruno Lessa (PSDB) é vereador de Niterói e já havia participado em 2013. “A minha primeira experiência com a Elerj contribuiu muito para a construção do meu mandato. Entretanto, o curso de hoje, por causa da parceria com o Senado, tem contornos específicos que trazem para nós um novo ponto de vista”, explicou.

Temas abordados

O coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo (Cofac) do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo, representou o Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis). Ele abordou aspectos que envolvem a imagem de um parlamentar e do Poder Legislativo.

“Construir uma boa imagem do mandato é uma questão básica. Não no sentido do marketing, mas para o cidadão entender que os representantes que ele elegeu estão trabalhando de forma séria e correta em defesa dos direitos da sociedade”, disse Francisco.

Já as noções sobre orçamento público ficaram a cargo da professora Elizabeth Mauro assessora da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj. Além disso, o professor Carlos Frederico dos Santos falou sobre o Processo Legislativo.

Estiverem presentes também os presidentes de três câmaras Municipais: Rafael Jardim, do município de Casimiro de Abreu; Rodrigo Lima de Novaes, de Rio das Flores, e Halter Pitter, de Guapimirim.

Estiveram presentes ainda representantes das câmaras de Iguaba; Araruama; Barra Mansa; Mendes; Barra do Piraí; São Gonçalo; Areal; Duas barras; Belford Roxo; Nova Friburgo; Três Rios; Nova Iguaçu; Três Rios; Nova Iguaçu; São Pedro da Aldeia; Bom Jesus do Itabapoana; Cabo Frio; Valença; Resende; Rio Claro; Cardoso Moreira; Cambuci e Engenheiro Paulo de Frontin.