PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

20.10.2016 - 16:24 Por Elisa Calmon

ESTUDANTES ELEITOS PARA O PARLAMENTO JUVENIL PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PRESENCIAL

  • Por Rafael Wallace
    Curso de Capacitação para o Parlamento Juvenil

Em todo o Estado do Rio de Janeiro, cerca de 620 adolescentes se inscreveram para participar do Parlamento Juvenil. O projeto, que tem como objetivo aproximar estudantes do ensino médio da vida política, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Nesta quinta-feira (20/10), os parlamentares juvenis eleitos na região metropolitana da capital participaram de uma capacitação presencial na Escola do Legislativa do Rio (Elerj).

Leonardo Monteiro, representa da Seeduc, explicou a importância da iniciativa. “O Parlamento Juvenil propicia aos jovens o acesso ao cotidiano dos deputados. Dessa forma, permite um maior acesso à democracia representativa". Já para o deputado Wanderson Nogueira (PSol), coordenador do Parlamento Juvenil, a proposta vai muito além de uma imersão no dia a dia do Poder Legislativo. “Essa jornada é acima de tudo uma oportunidade de demonstrar ao jovem que ele pode ser protagonista na sociedade. Queremos criar cidadãos mais críticos, mais conscientes e, principalmente, mais participativos", explicou o parlamentar.

Ao final dessa experiência, 95 representantes de 90 municípios do estado terão a oportunidade de criar projetos de lei. Os três mais votados irão para a aprovação do governo do estado. Na capacitação, os parlamentares juvenis aprenderam as diferentes etapas envolvidas na elaboração dessas medidas e também criaram um primeiro esboço da sua proposta. Bárbara Emilly Tomaz dos Santos, estudante de 16 anos, foi eleita pelo município de Duque de Caxias com 1.457 votos. A parlamentar juvenil falou sobre a medida que pretende criar. “Através do meu projeto de lei, quero facilitar o acesso à cultura, principalmente para a população periférica. Essa minoria é sempre excluída e, por isso, quero promover maior acessibilidade a atividades culturais”.

Pais e educadores também acompanharam a aula. Marcos Vinícius, professor de Filosofia no CIEP Maria Werneck de Castro, em Irajá, foi um dos presentes. Ele considera que o envolvimento dos alunos é uma importante porta de entrada para a participação política. Como exemplo, citou o aluno Nathan de Souza, que atuou na iniciativa da Alerj no ano passado e hoje é um dos quatro finalistas do Parlamento Juvenil do Mercosul. Marcos contou sobre a trajetória do estudante. "O aluno teve a experiência inicial na Assembleia Legislativa, viu a importância da participação e se entusiasmou. Ele mesmo procurou informações sobre o Parlamento do Mercosul e depois veio me pedir ajuda para elaborar o projeto. Nesse momento, fica claro o protagonismo do aluno”.

FacebookTwitterWhatsappEmail