28.07.2021 - 15:19 Por Comunicação Social

PRESIDENTE DA ALERJ PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO

• Por Divulgação PPGER

Os desafios para o desenvolvimento serão debatidos na abertura do 2º Seminário de Economia Fluminense, promovido hoje (28/07), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Regional e Desenvolvimento (PPGER) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e o deputado Luiz Paulo (Cidadania) estão entre os convidados dos debates do dia. Eles vão falar das leis e ações do Parlamento fluminense para incentivar a retomada econômica do estado.

A mesa de abertura, às 17h, vai abordar o tema "Fundos Soberanos Regionais: uma estratégia para o desenvolvimento socioeconômico", com as participações do deputado Luiz Paulo, os professores do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF), Fernando Teixeira, e Carmem Feijó e Fábio Waltenberg (PPGE/UFF).

Às 18h, serão discutidas políticas públicas para destravar o crescimento do estado, no enfrentamento de questões como redução das desigualdades, necessidade do adensamento produtivo e da superação de problemas que impactam o desenvolvimento do estado, como falta de urbanização e criminalidade. Participam o presidente André Ceciliano e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões; de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de Niterói, Américo Diniz; de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, Vinicius Farah; de Indústria e Portuária da Prefeitura de Maricá, Igor Sardinha e de da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Tyago Hoffmann; com mediação do jornalista Rodrigo Carro, do Valor Econômico.

O seminário é coordenado pelo economista e professor do PPGER/UFRRJ, Joilson Cabral, e está em sua segunda edição. A proposta é reunir acadêmicos e autoridades para discutir alternativas que viabilizem o desenvolvimento do estado. O evento tem o apoio do Instituto de Estudos sobre o Rio de Janeiro (IERJ), do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Rede Pró-Rio.