ALERJ

VISITA GUIADA
VOLTAR

Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro

UM BREVE HISTÓRICO

Em dezembro de 1998, foi inaugurada a exposição permanente Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, espaço público e cenário de decisões políticas do nosso passado e presente, hoje está inserida no corredor cultural do Rio de Janeiro. O Palácio Tiradentes, desde então, abriu suas portas a todos que desejam saber um pouco mais sobre a história desse país.

A partir de setembro de 2001, após assinatura de convênio com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), estagiários dos cursos de História e Ciências Sociais passaram a guiar visitas à exposição de escolas públicas e particulares, grupos da terceira idade e visitantes em geral, inclusive em inglês, francês e espanhol.

A exposição está aberta ao público em geral e a entrada é franca.

ENDEREÇO

Rua Primeiro de Março, s/n - Praça XV - Rio de Janeiro

Informações e visitas em grupo: 2588-1251 ou 2588-1393

HORÁRIOS

Segunda-feira a Sábado: 10:00 às 17:00 horas.

Domingos e Feriados: 12:00 às 17:00 horas.

ESCOLAS PÚBLICAS

Procedimentos para agendamento das visitas monitoradas:

1. Ligar de segunda a sexta, das 10h às 17h, para o telefone (21) 2588-1251 ou 2588-1393 e combinar dia e hora da visita.

2. Enviar ofício para confirmar a visita, até cinco dias úteis após o agendamento, pelo fax (21) 2588-1393 ou por e-mail (exposicaoalerj@gmail.com ) que, neste caso, deverá ser escaneado e anexado. A visita será confirmada somente após o recebimento do ofício. Acesse o link a abaixo para obter o modelo de ofício para confirmação de sua visita (Modelo para Escolas Públicas).

3. Será disponibilizado pela ALERJ um ônibus com 45 lugares para transportar os alunos e professores. A unidade escolar deverá reservar quatro (04) destes lugares para professores e/ou responsáveis.

4. Todos os alunos e professores de escolas públicas receberão um lanche durante a visita.

ATENÇÃO: A visita de escolas públicas é fotografada por um profissional da Subdiretoria Geral de Comunicação e Cultura da ALERJ, com o objetivo de se confeccionar um boletim informativo que é encaminhado posteriormente às escolas, já com a foto da turma que fez a visita.

ESCOLAS PARTICULARES

1. Ligar para (21) 2588-1251 e combinar dia e horário.

2. Enviar ofício para confirmar a visita, em até cinco dias úteis após o agendamento, por meio de fax (21) 2588-1393 ou por e-mail (exposicaoalerj@gmail.com). Acesse o link abaixo para obter o modelo de ofício para confirmação de sua visita (Modelo para Escolas Particulares).

DEMAIS ENTIDADES

O projeto estende-se a grupos de Terceira Idade e programas ou projetos vinculados aos governos municipal, estadual e federal. O procedimento para o agendamento de visitas é o mesmo das escolas.