DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
REP Republicanos
DEPUTADO Danniel Librelon
  • Danniel Librelon Dias De Castro

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    danniellibrelon@alerj.rj.gov.br

Danniel Librelon Dias de Castro, mais conhecido como Librelon, tem 40 anos e é natural de Montes Claros, Minas Gerais. Casado há quase duas décadas com Vanessa Biezon, escolheu há mais de 10 anos o Estado do Rio de Janeiro para viver. Antes de assumir um cargo no Legislativo Fluminense, Librelon se dedicava ao Evangelho e a projetos sociais com foco na recuperação da dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradores de rua e dependentes químicos.

Formado em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá, Librelon concorreu pela primeira vez as eleições no ano de 2018, sendo eleito com 63.767 votos para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ficando entre os 10 parlamentares mais votados do Estado.

Atualmente encontra-se como pastor licenciado e exerce seu segundo mandato depois de ser reeleito pelo Partido Republicanos com 80.970 votos. Librelon, um deputado jovem e conservador, defende os valores que regem o evangelho, a família e o bem-estar de toda a população fluminense.

Acredita que HUMANIZAR é a melhor forma de representar, por isso, entre as suas principais bandeiras estão: a humanização, população em situação de rua, os desaparecidos, a defesa e proteção dos direitos da mulher e das crianças. Trajetória Apesar de não ter um histórico com a política, Librelon chegou ao parlamento trazendo consigo uma vasta experiência em cuidar de pessoas.

Trajetória

Com apenas 17 anos foi consagrado pastor e teve uma vida pautada e baseada em um lar cristão. Trabalhou em diversos estados do país, mas foi só em 2000 que ele se mudou para o Mato Grosso do Sul, onde conheceu sua esposa, Vanessa Biezon, casando quatro anos depois. Teve uma passagem pelo estado do Amazonas, onde recebeu a missão de coordenar por dois anos, o projeto Força Jovem Universal (FJU).

Foi então que em 2011, Librelon chegou ao Rio de Janeiro, e ficou responsável pelo mesmo trabalho. Posteriormente, esteve como Diretor-Presidente do Centro Cultural Jerusalém (CCJ), onde está localizada a segunda maior maquete do mundo, da famosa Terra Santa.

Ainda na missão de liderar pessoas, Librelon esteve à frente do Grupo de Evangelização (EVG) que dentre muitos outros trabalhos, realiza o Projeto "Anjos das Madrugada" responsável por diversas ações sociais destinadas ao resgate e auxílio de pessoas em situação de rua.

Ao longo deste percurso, Librelon desenvolveu grande capacidade de comunicação, com uma incrível habilidade motivacional, características que foram potencializadas por sua vocação para a pregação do Evangelho e o cuidado com as pessoas.

O desafio da Vida Pública

E foi com esta bagagem que Librelon chegou à Alerj com muita vontade de fazer a diferença. Logo no primeiro mandato, foi eleito presidente da Comissão Permanente de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral. Ainda nesta legislatura, também presidiu a Comissão Especial para Discutir e Analisar o Problema Crescente da População em Situação de Rua e Traçar uma Radiografia Atualizada da Questão no Estado do Rio de Janeiro.

Considerando a experiência adquirida nesta Comissão, e também o que acumulou antes de entrar na política, Librelon sabia das necessidades da população vulnerável, que vão além da falta de comida, sobretudo para o público feminino.

Diante deste cenário, apresentou o Projeto de Lei que após sanção virou a Lei nº 9.616/22, determinando que o Governo do Estado forneça gratuitamente absorventes para mulheres em situação de rua ou em extrema vulnerabilidade social. Librelon também propôs e presidiu a Comissão Especial para Discutir e Tratar Soluções para o Enfrentamento do Problema Crescente de Pessoas Desaparecidas no Estado.

Essa Comissão foi requerida pelo parlamentar ainda em 2019, no entanto, só ocorreu em 2022, tendo em vista a instalação anteriormente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), destinada a Investigar os Casos de Desaparecimentos de Crianças no Estado, na qual Librelon foi escolhido para ser o relator.

A convivência e o recebimento de demandas da problemática dos desaparecidos, fez com que Librelon se atentasse na necessidade de contribuir com seu papel de parlamentar realizando proposições que contemplassem esse tema, no que diz respeito à competência do Legislativo.

Foi assim que nasceu a ideia do Projeto de Lei que se transformou na Lei 9.506/21, autorizando o Poder Executivo a Criar o "Cartão Prontidão", com o objetivo de fornecer um benefício aos familiares dos desaparecidos e dessa forma ajudá-las a acompanhar os procedimentos nas buscas e investigações.

Ainda no seu primeiro mandato, o parlamentar foi responsável pela Criação da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, além de presidir também mais quatro Frentes Parlamentares: Humanização e Atenção dos Atendimentos dos Serviços Públicos em Geral, Defesa da Atividade Pesqueira, Defesa do Produtor Rural e Defesa da Atuação dos Corretores de Imóveis.

Librelon teve um mandato bastante ativo na Alerj, tendo 239 leis sancionadas, sendo 25 de autoria e o restante em coautoria. Além disso, apresentou mais de 543 Projetos de Lei dos quais 288 foram de autoria do parlamentar e os outros em coautoria.

O Segundo mandato

O parlamentar é, em 2023, líder da Bancada do Republicanos na Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, além de estar na liderança do Bloco Aliança, uma união de 13 deputados governistas, formando a segunda maior bancada da Casa Legislativa. Librelon também foi escolhido pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, como coordenador do Parlamento Juvenil.

Além disso, na 13ª Legislatura da Alerj, Librelon foi reeleito por unanimidade de seus pares e continua à frente da presidência da Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, está na Vice-presidência da Comissão de Economia, Indústria e Comércio, suplente da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle, suplente na Comissão de Normas Internas e Proposições Externas e também membro efetivo da Comissão de Defesa do Consumidor.

Librelon também preside a Frente Parlamentar pela Humanização e Atenção nos Atendimentos nos Serviços Públicos em Geral e continua ocupando a vaga de presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Entre as suas principais bandeiras estão: a Humanização, População em Situação de Rua, Pessoas Desaparecidas, Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, Proteção pelo Direito das Crianças, Adolescentes e Idosos, Autismo, Esportes e Defesa do Consumidor e dos animais.

Logo no início de seu segundo mandato, Librelon já teve duas Leis de sua autoria que foram sancionadas pelo governo do Estado. Trata-se da Lei 9.973/23, onde o Estado do Rio de Janeiro terá a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acumulação - Síndrome de Diógenes. A norma visa oferecer suporte para pessoas que vivem em situação de insalubridade. E também a Lei 10.025/23 que inclui no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o Dia dos Grupos Voluntários de Ações Sociais da Igreja Universal.

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores