DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
SDD SDD - SOLIDARIEDADE
DEPUTADO Chico Machado
  • Chico Machado

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    chicomachado@alerj.rj.gov.br

Francisco Alves Machado Neto, nasceu em 10 de dezembro de 1975, em Macaé, interior do Estado do Rio. É o filho mais velho do produtor rural Ivair Machado e da professora Maria Solange Machado, tem dois irmãos, Mariana e Filipe. É casado com Linandra Tavares, com quem tem duas filhas, Paolla e Anna Francisca.

Chico é produtor rural e formado em Gestão Pública. Iniciou-se na política local aos 8 anos de idade, quando frequentava as sessões da Câmara Municipal. O prefeito da época, era o Sr. Alcides Ramos, ao qual nutre até hoje grande respeito e admiração.

Em 1996, candidatou-se a vereador e foi eleito aos vinte anos o mais novo vereador da história de Macaé na época. Na sua vida pública, ocupou cargos na administração pública como secretário municipal e presidente de autarquia. Em 2012, Chico Machado concorrendo ao seu quinto mandato foi eleito o vereador mais votado da cidade com 3.939 votos.

Na Câmara, elaborou proposições de apoio às atividades sociais promovidas por organizações não governamentais (ONGs); de fomento à preservação ambiental e à memória macaense; e de promoção da segurança, lazer e saúde - esta última com ênfase na implantação da política municipal de prevenção e combate à obesidade, com foco principal no universo infantil e na obesidade mórbida. Sempre esteve entre os vereadores mais atuantes do município e viabilizou importantes conquistas para o município com projetos de Lei e indicações que auxiliaram no desenvolvimento de Macaé.

Em 2016, candidatou-se a prefeito do munícipio ficando em segundo lugar com 27.193 votos. Chico Machado elegeu-se deputado estadual do Rio de Janeiro, nas eleições de 2018, com 30.067 votos.
 
 

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores