PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

22.09.2017 - 19:17 Por Carolina Moura

DIREITOS DA MULHER: COMISSÃO DEBATE PROPOSTAS PARA MELHORAR POLÍTICAS PÚBLICAS

1/1
  • Por Thiago Lontra
    COMISSÃO DE DIREITOS DA MULHER DISCUTE A DESCONTINUIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
  • Por Thiago Lontra
    COMISSÃO DE DIREITOS DA MULHER DISCUTE A DESCONTINUIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
  • Por Thiago Lontra
    Enfermeira Rejane (PCdoB)
  • Por Thiago Lontra
    1* Juizado de violência doméstica e familiar Adriana Ramos de Mello
  • Por Thiago Lontra
    Subsecretaria estadual de politicas para mulheres , Dulva Lopes

A Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) discutiu propostas para melhorar os serviços de atendimento à mulher no Rio. As medidas buscam melhorias desde a área da saúde até a segurança, com melhor atendimento às vítimas de violência doméstica, passando também pela assistência social. O assunto foi debatido nesta sexta-feira (22/09), em audiência pública. Segundo a presidente da comissão, deputada Enfermeira Rejane (PCdoB ), a comissão irá focar sua atuação nessas propostas, para evitar o desmonte de estruturas de apoio às mulheres.

"As mulheres estão perdendo absolutamente todas as vitórias e conquistas", disse a parlamentar. "Perdemos a Secretaria Municipal de Saúde, perdemos, hospitais e maternidades, além da reforma trabalhista que tira o direito das mulheres também", completou. "O mais bacana que surgiu na audiência foi essa aglutinação, essa vontade de continuar lutando e se organizar para resistir", finalizou.

De acordo com a juíza do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Adriana Ramos de Melo, é importante que os centros de referência de atendimento à mulher, que são políticas públicas, não se percam. "Percebemos a descontinuidade desses pontos. Ali temos psicólogos, médicos e precisamos que eles funcionem de forma adequada", disse. "A gente tem observado no Rio algumas dificuldades de mulheres que moram em comunidades. Elas não conseguem acessar a justiça de uma forma plena e encontram dificuldades. Precisamos nos ater a isso", completou.

A major da Polícia Militar Claudia Moraes, explicou a importância do dossiê da mulher, um relatório anual produzido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) desde o ano de 2005, anterior à Lei Maria da Penha, sobre os principais crimes contra mulheres no Rio. "Trabalhamos com crimes de natureza física, moral e sexual. No relatório desse ano, uma das questões que a gente evidenciou é que tivemos uma redução de registros de lesões corporais, mas em contrapartida vimos um aumento dos casos de homicídio", declarou a major.

Claudia também classificou os centros de atendimento às mulheres como fundamentais para acompanhar casos de violência contra mulheres e evitar novas agressões. "A mulher precisa fazer acompanhamento caso ela seja agredida. A partir do momento que ela procura a justiça, ela precisa ser encaminhada para rede de proteção. A gente precisa mostrar a importância desses centros de atendimento", finalizou.

FacebookTwitterWhatsappEmail