PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

23.03.2017 - 15:26 Por Comunicação Social

PARLAMENTO JUVENIL: 11ª EDIÇÃO SERÁ LANÇADA NESTA SEXTA-FEIRA

  • Por Thiago Lontra
    Encerramento do Parlamento Juvenil

Projeto terá eleições online e concurso para escolha da bandeira oficial

Em uma iniciativa inédita, o Parlamento Juvenil, projeto pioneiro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que aproxima a juventude da política fluminense, terá eleições online para a escolha dos representantes de sua 11ª edição. O lançamento, com a presença de deputados, representantes do Executivo, colaboradores, ex-parlamentares juvenis e professores, será nesta sexta-feira (24/03), às 10h, no auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes.

Alunos do 1º e 2º anos do ensino médio, entre 14 e 17 anos, de todos os municípios fluminenses, podem concorrer a uma das vagas de representante dos 92 municípios fluminenses. As inscrições estarão abertas entre 13 de abril e 14 de maio, exclusivamente no site www.parlamento-juvenil.rj.gov.br

A expectativa é que, no primeiro turno, as eleições continuem nas escolas, elegendo os alunos de cada unidade, e que, no segundo turno, todo o processo seja online. O objetivo é proporcionar mais transparência ao processo de escolha e facilitar a mobilização dos jovens, atingindo mais estudantes e eleitores. Em 2016, houve recorde de inscritos: 621 estudantes concorreram a uma das vagas e 85 foram eleitos.

“O Parlamento Juvenil está crescendo e estamos muito felizes com o entusiasmo de todos com o projeto. Precisamos dos jovens para que eles tragam novas ideias e colaborem com esse momento difícil que vivemos no país”, diz o deputado Wanderson Nogueira (PSol), coordenador do projeto. “O PJ colabora com cidadãos mais críticos, conscientes. O protagonismo na tomada de decisões políticas pode e deve passar pelos jovens.”

Criado pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), o PJ segue os moldes de um parlamento convencional. Durante uma semana, em novembro, estudantes eleitos por seus colegas, em votação direta, passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual. Eles discutem e aprimoram projetos que podem virar lei, debatem políticas públicas e conhecem o funcionamento do Palácio Tiradentes, sede da Alerj.

“Vamos mobilizar educadores e alunos para inserir cada vez mais o jovem no processo democrático. É importante que eles vivenciem a rotina de um parlamentar e reconheçam o quanto é importante votar”, diz o presidente da Casa, Jorge Picciani.

Concurso da Bandeira
Em 2016, na décima edição do projeto, foi criada a cápsula do tempo, a ser aberta em 2026, no centenário do Palácio Tiradentes, com cartas e fotografias dos 85 deputados juvenis eleitos. Este ano, a novidade é o Concurso da Bandeira do PJ, que ocorrerá a partir de agosto.

Para concorrer, basta apresentar à direção da escola um desenho ou pintura. Alunos da rede pública estadual, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, podem participar. Os melhores trabalhos serão escolhidos, também por meio de votação online, e os três mais votados participarão da votação final. O concurso distribuirá prêmios aos vencedores no encerramento do PJ.

Dia D
A semana de atividades do PJ, em novembro, também terá novidades. O colégio de líderes da décima edição, de 2016, fará reuniões ao longo do ano para fazer um balanço de seus mandatos e passar o bastão aos seus sucessores. Serão três encontros: além do primeiro, nesta sexta-feira (24/03), haverá um em agosto e outro em novembro.
O Parlamento Juvenil também pretende estreitar a relação com outros projetos políticos, como o Jovem Senador, Jovens Embaixadores, Parlamento Jovem Brasileiro e Parlamento Juvenil do Mercosul.


No dia 8 de maio acontecerá o dia D de divulgação, no qual haverá atividades do projeto em cada cidade do Estado.

PROGRAME-SE!

PARLAMENTO JUVENIL 2017
Inscrições – 13 de abril a 14 de maio
Dia D de divulgação – 8 de maio
1° turno – 24 de maio
2º turno – 14 de junho
Capacitação online – 2 a 20 de outubro
Capacitação presencial – 23 de outubro a 1 de novembro
Semana parlamentar – 26 de novembro a 1 de dezembro

FacebookTwitterWhatsappEmail