PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

21.09.2020 - 11:30 Por Comunicação Social

AGORA É LEI: MEDIDA AMPLIA REGRA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA ESTUDANTES

  • Por Banco de Imagem

O registro civil gratuito de estudantes, válido atualmente para alunos da rede pública de ensino, será estendido para os da rede particular. É o que determina a lei 9.017/20, de autoria original dos deputados André Ceciliano (PT) e Rosane Félix (PSD), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada pelo Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (21/09).

A medida altera a Lei 5.513, de 21 de julho de 2009, e estabelece que os estudantes, regularmente matriculados na rede pública e privada de ensino, podem realizar o registro, a título gratuito, no competente órgão de identificação civil do Estado do Rio de Janeiro. Ficará à cargo do Poder Executivo editar os atos complementares para a aplicação a norma.

Veto
A lei foi sancionada com veto parcial ao Artigo 3°, que criava a obrigação para a administração pública de visitar as unidades escolares públicas e privadas para realizar o registro de identificação civil dos estudantes. A justificativa do veto foi de que o disposto nesse artigo estabelece atribuições para a administração pública e, consequentemente, avança em providências que cabem ao Poder Executivo.

Saiba mais sobre a lei neste link.

 

 

FacebookTwitterWhatsappEmail