PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

01.07.2016 - 17:59 Por Comunicação Alerj

PALÁCIO TIRADENTES RECEBE A EXPOSIÇÃO “LEGADOS DA GRÉCIA”

1/1
  • Por Danilo Gabriel
    O Palácio Tiradentes recebe a exposição gratuita “Legados da Grécia” no próximo dia 7 de julho, a partir das 17h
  • Por Lucas Moritz
    Palácio Tiradentes recebe a exposição gratuita “Legados da Grécia” no próximo dia 7 de julho a partir das 17h
  • Por Thiago Lontra
    O Palácio Tiradentes recebe a exposição gratuita “Legados da Grécia” no próximo dia 7 de julho a partir das 17h
  • Por Vítor Soares
    O Palácio Tiradentes recebe a exposição gratuita “Legados da Grécia” no próximo dia 7 de julho, a partir das 17h
  • Por Lucas Moritz
    Palácio Tiradentes recebe a exposição gratuita “Legados da Grécia” no próximo dia 7 de julho a partir das 17h

Visitantes poderão conhecer de perto artefatos e esculturas inspiradas em obras e terão espaço dedicado aos Jogos Olímpicos

Em tempos de Olimpíada, cuja origem é grega, o Palácio Tiradentes recebe a exposição gratuita “Legados da Grécia” no próximo dia 7 de julho a partir das 17h. A abertura do evento será realizada no Salão Nobre e contará com a presença do embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis e da sua esposa, a embaixatriz Françoise Amiridis. Com mais de 150 artefatos e esculturas, a mostra transporta os visitantes por uma verdadeira viagem de quatro mil anos pela cultura grega. A exposição traz peças inspiradas nos acervos históricos dos principais museus do mundo e tem um espaço especialmente dedicado a contar a origem dos Jogos Olímpicos na Antiguidade.

O visitante vai encontrar os dez principais legados que surgiram na Grécia e que exercem sua influência até hoje no mundo: Arquitetura, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura, Medicina, Ciência, Política, Teatro, Música e Esporte. Uma das principais obras presentes na mostra é uma maquete do Partenon, o mais célebre dos templos gregos, com 1,80m de altura e reproduzida nas cores originais do monumento.

Alguns dos principais personagens da história e mitologia grega, como Vênus de Milo, Hércules e Prometeu, estarão presentes em réplicas de estátuas em tamanho real. Os 12 Deuses do Olimpo também poderão ser vistos. Entre os demais destaques, estão o labirinto do Minotauro e o Oráculo de Delfos.

Interatividade

Outro ponto alto de “Legados da Grécia” é a interatividade. No Oráculo de Delfos, por exemplo, a pitonisa, como eram chamadas as sacerdotisas de Apolo, fornecem mensagens de otimismo aos visitantes, por meio de um aplicativo especialmente desenvolvido para a exposição. Vídeos com diferentes conteúdos para quem pretende se aprofundar um pouco mais no assunto também serão exibidos, além de diversos documentários do canal History Channel.

Há ainda um espaço sensorial, pensado para que pessoas com deficiência visual possam tocar nas diferentes texturas de frisos e frontões do Partenon, com informações em braile. “O visitante vai descobrindo os ambientes e, em cada um deles, conhece um pouco mais sobre a Grécia e sobre a civilização ocidental”, pontua a curadora Ana Brites, que visitou 18 museus no mundo para executar a exposição.

Serviço:

Exposição “Legados da Grécia”

Data: De 07 de julho a 12 de agosto

Horário: segunda a sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, das 12h às 17h

Endereço: Palácio Tiradentes: Rua Primeiro de Março, s/nº - Praça XV - Tel: (21) 2588 1186

Acesso para cadeirante pela Rua Dom Manuel,s/nº - atrás do Palácio

Entrada Franca.

FacebookTwitterWhatsappEmail