05.02.2019 - 17:48 Por Gustavo Natario e Isabela Cabral

ALERJ INICIA OFICIALMENTE OS TRABALHOS LEGISLATIVOS DE 2019

• Por Thiago Lontra
    ORDEM DO DIA - TERÇA-FEIRA (05/02/19)
  • Por Thiago Lontra
    ORDEM DO DIA - TERÇA-FEIRA (05/02/19)
    Governador Wilson Witzel

Governador Wilson Witzel e vice Cláudio Castro estiveram presentes na sessão

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) iniciaram oficialmente, nesta terça-feira (05/02), os trabalhos com a 1ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. A abertura contou com as presenças do governador Wilson Witzel e do vice-governador Cláudio Castro. A sessão foi comandada pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT).

Na ocasião, Witzel apresentou uma mensagem aos deputados e aproveitou para mostrar um panorama da situação atual do Estado. Segundo o governador, o momento é crítico, com uma previsão de déficit de R$ 8 bilhões e uma taxa de desemprego de 14,9%. No entanto, o chefe do Executivo se mostrou otimista com o futuro do Rio e pediu a união com todos os parlamentares da Alerj para superar a crise econômica. “A união entre os poderes é a única saída para resolver esta crise. Contem sempre comigo. Estou aberto para receber a todos. Nosso partido é o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Witzel.

O presidente da Alerj, André Ceciliano, declarou que o Parlamento fluminense terá boa vontade para votar projetos importantes para o governo. “No período em que eu estou deputado, esta é a primeira vez que vem um governador entregar uma mensagem no início de uma sessão legislativa. Este fato é muito positivo. O governo pretende enviar algumas medidas importantes e precisa da Assembleia. Nunca fugimos dos nossos compromissos. Nos últimos anos votamos importantes projetos, às vezes com o Parlamento cercado por grades e ao som de balas de borracha”, ressaltou Ceciliano.

Em seu discurso, Wilson Witzel também anunciou que pretende desburocratizar processos e criar um ambiente de segurança jurídica para que o Estado do Rio receba mais investimentos. O governo ainda disse que pretende fomentar o turismo. Uma de suas primeiras medidas será o envio de um projeto de lei à Alerj para criação da Agência de Turismo do Estado do Rio. “Um dos objetivos é melhorar o turismo no interior fluminense, incentivando o turismo rural, por exemplo. Também vamos criar um calendário turístico para o estado e melhorar o turismo religioso. Outra área que será beneficiada será o meio esportivo. Pretendemos trazer para o Rio competições automobilísticas, como a Fórmula 1, além da final da Libertadores de 2020. É importante lembrar que o petróleo ainda é uma força que não pode ser abandonada, mas temos que diversificar a economia”, esclareceu o governador.

Witzel afirmou ainda que vai encaminhar à Casa em breve o projeto de lei de reajuste do salário mínimo regional e uma norma para regulamentar a emissão do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) pelo Detran-RJ, além de debater com os deputados outras questões. “Ao longo do mês de fevereiro, vamos discutir no colégio de líderes algumas prioridades na reorganização da estrutura administrativa do Estado”, disse.