PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

23.04.2021 - 11:03 Por Comunicação Social

AGORA É LEI: ALERJ TOMBA TERREIRO DA GOMEIA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO ESTADO

  • Por Reprodução acervo

Criado na década de 50, o terreiro é parte importante da cultura de matriz africana no estado do Rio de Janeiro

O Terreiro da Gomeia, localizado no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi tombado pela Lei 9.251/21, sancionada pelo governador em exercício, Claudio Castro, e publicada nesta sexta-feira (23/04) no Diário Oficial do Estado. A Lei é de autoria da deputada Mônica Francisco (PSol) e dos deputados Waldeck Carneiro (PT) e André Ceciliano (PT).

O objetivo da norma é conservar o espaço como patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio e valorizar as práticas religiosas de matriz africana. O terreiro foi estabelecido no município na década de 50 pelo babalorixá João Alves Torres Filho, o Joãozinho da Gomeia, e entrou em desuso no final da década de 80.

“Preservar aquele espaço é demarcar a trajetória das pessoas que praticam religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, que são muito atacadas, as lutas e a resistência da população negra. O Terreiro de Joãozinho da Gomeia deve ser reconhecido como espaço de memória afetiva, de afirmação identitária e de disseminação da cultura afro-brasileira” afirmou a deputada Mônica Francisco, vice-presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Alerj, ressaltando que é pastora evangélica progressista e defensora do Estado laico.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail