PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

19.10.2017 - 17:55 Por Carolina Moura

COMISSÃO APROVA NOME DE NOVO CONSELHEIRO DA AGENERSA

1/1
  • Por Thiago Lontra
    COMISSÃO DE NORMAS INTERNAS E PROPOSIÇÕES EXTERNAS
  • Por Thiago Lontra
    JOSÉ CARLOS DOS SANTOS ARAÚJO
  • Por Thiago Lontra
    Dica (PODE)
  • Por Thiago Lontra
    COMISSÃO DE NORMAS INTERNAS E PROPOSIÇÕES EXTERNAS

A Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em reunião, nesta quinta-feira (19/10), o nome do novo conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), José Carlos dos Santos Araújo.

Araújo ainda tem que ter o nome aprovado pelo plenário da Casa para, em seguida, ser nomeado pelo governador Luiz Fernando Pezão. Ele substituirá Moacyr Almeida Fonseca no cargo.

Araújo já presidiu a Agenersa e, segundo o deputado Dica (PODE), que preside a comissão, preencheu todos os requisitos legais para o posto. "Vamos precisar muito que o conselheiro nos ajude e que acompanhe o processo de privatização da Cedae. Para que o serviço de água melhore, tem que haver cobrança", disse o parlamentar. "José Carlos está apto e é competente para ajudar o estado do Rio. Por isso, nós demos o parecer favorável."

Privatização
Na sabatina, algumas perguntas sobre o andamento da privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e o saneamento básico no estado do Rio de Janeiro foram levantadas. "Se colocou muito aqui a questão do abastecimento de água. Discutimos e eu dei a minha opinião sobre um modelo muito utilizado na Europa de modelagem de água. O Brasil tem uma legislação de resíduos sólidos, eu diria que a mais avançada do mundo, que foi um projeto do ex-presidente Lula, que falta colocar em prática", disse o novo conselheiro da Agenersa, José Carlos. "A coleta de resíduos é feita pelos municípios, o problema é a destinação final deles. Tem que ter aterro sanitário", finalizou.

Atualmente, a Agenersa é responsável pela regulação, controle e fiscalização dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado no Estado do Rio (concessionárias Ceg e Ceg Rio) e abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na Região dos Lagos (concessionárias Águas de Juturnaíba e Prolagos) e nos municípios em que a operação do saneamento básico pertence à Cedae.

FacebookTwitterWhatsappEmail