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24.03.2017 - 15:35 Por Elisa Calmon

ALERJ LANÇA 11ª EDIÇÃO DO PARLAMENTO JUVENIL PARA APROXIMAR JOVENS DA POLÍTICA

  • Por Thiago Lontra
    Lançamento do Parlamento Juvenil

O número de grêmios estudantis no Estado do Rio de Janeiro triplicou no último ano. De acordo com Wagner Victer, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), 627 escolas estaduais possuem grêmios. Há poucos meses, eram apenas 241. Números como esses demonstram o crescimento da participação da juventude fluminense na política. Para estimular essa representatividade, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançou nesta sexta-feira (24/3) a 11ª edição do Parlamento Juvenil.

"O programa incentiva o protagonismo dos jovens, permitindo que eles entendam o processo de formação política. Ao participar, os parlamentares juvenis conhecem o funcionamento de diversas políticas públicas", explicou Wagner Victer.

Jovens na política

Em 2016, a iniciativa, de autoria do deputado Jorge Picciani (PMDB), completou 10 anos quebrando recorde de inscrições. Foram inscritos 621 alunos entre 14 e 17 anos da rede estadual de ensino.Os 85 candidatos eleitos foram escolhidos por meio de eleições diretas nas escolas ao redor do estado. Os escolhidos tiveram a oportunidade de viver durante uma semana a rotina de deputados estaduais.

Contudo, o deputado Wanderson Nogueira (PSol), coordenador do PJ, destacou que o objetivo é estimular a participação dos jovens a longo prazo. “Queremos que a iniciativa vá além da semana de culminância. Por isso, mantemos a capacitação online e presencial. Além disso, representantes de cada região do estado irão se reunir para elaborar um congresso de parlamentares juvenis”, explicou Wanderson.

O deputado Eliomar Coelho (PSol) também participou do lançamento. Para o parlamentar, o PJ é um importante instrumento de renovação. “Nessa experiência, o mais importante é que os adolescentes vejam que existe uma nova forma de praticar política. Dessa forma, mesmo que as pessoas digam que é apenas ingenuidade da juventude, eles saberão que podem fazer a diferença”, disse.

Estiveram presentes também ex-participantes da iniciativa e representantes das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer.

Projetos de lei

Além de conhecer o funcionamento do Palácio Tiradentes, estudantes discutem e elaboram projetos de leis. Ao final, as medidas mais votadas pelos participantes podem se tornar lei. No ano passado, a medida criada por Cláudio Victor Barbosa, de 15 anos, foi a mais votada.

O projeto exige que o engenheiro e o gestor do contrato público apresentem explicação fundamentada caso o valor da obra sofra um reajuste de, no mínimo, 15%. “Foi muito importante participar dessa iniciativa. Nela, eu aprendi sobre a vida legislativa e a democracia brasileira enquanto tinha contato com pessoas de todo o estado”, contou o estudante de Nova Iguaçu.

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