PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

12.03.2018 - 10:38 Por Comunicação Social

COMISSÃO DO CONSUMIDOR PROMOVE MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO

  • Por Octacílio Barbosa
    ÔNIBUS DO CONSUMIDOR ATENDE NA TAQUARA, EM JACAREPAGUÁ

Empresas estarão presentes para agilizar resolução de casos

A partir desta segunda-feira (12/03), a Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) realiza o seu 1º Mutirão de Conciliação, parte das atividades que marcarão a Semana do Consumidor. Até a sexta-feira (16/03), a Comissão vai concentrar esforços para resolver o maior número possível de reclamações, em pleno Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Para agilizar o atendimento e o fechamento de acordos, diversas empresas terão representantes presentes nas tendas e no ônibus, que atenderão no local das 9h às 17h.

O mutirão faz parte das ações do Dia Internacional do Consumidor (15/03). O objetivo é reforçar os serviços gratuitos oferecidos pela Comissão, que incluem o esclarecimento de dúvidas com relação ao Direito do Consumidor e a conciliação entre as partes. A Comissão tem o poder de ingressar com Ações Civis Públicas na Justiça, quando não há um acordo entre as partes. Chegam ao órgão, em média cerca de mil queixas por mês através dos canais colocados à disposição da população, pela internet, pelo telefone, no balcão de atendimento ou no Ônibus do Consumidor.

“Todos os anos temos realizado atividades especiais para comemorar o Dia do Consumidor. Mas desta vez percebemos a necessidade de dar um presente ainda melhor para os consumidores pela data. Com a presença das empresas, esperamos que os acordos sejam facilitados, assegurando o cumprimento do Direito do Consumidor, sem necessariamente judicializar os casos”, afirma o presidente da Codecon, deputado Luiz Martins (PDT).

Empresas

As empresas Sky, Ponto Frio, Casas Bahia, Extra.com, Pão de Açúcar, Light, Cedae, Bradesco, Enel e Oi já confirmaram a participação no Mutirão e terão funcionários capacitados para negociar com os clientes. Está prevista a presença de uma unidade móvel da Light para otimizar ainda mais os atendimentos aos clientes da concessionária. Por conta das falhas no fornecimento após a forte chuva da noite do dia 14/02, houve aumento no número de queixas contra a empresa, que se comprometeu a resolver eventuais danos. O Mutirão ficará próximo à saída do Metrô do Convento de Santo Antônio das 9h às 17h

FacebookTwitterWhatsappEmail