DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PODE Podemos
DEPUTADO Alexandre Freitas
  • Alexandre Freitas

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    alexandrefreitas@alerj.rj.gov.br

Alexandre Freitas é advogado, empreendedor e político brasileiro. Nas eleições de 2018 foi eleito pelo partido Novo deputado estadual da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com 20.234 votos e desde dezembro de 2021 filiou-se ao Podemos. Nas eleições de 2016, foi primeiro suplente de vereador do partido, com 2.886 votos.

Nasceu em Brasília em 1981 e veio para o Rio ainda criança, por isso se considera carioca de coração e tijucano. Empreendedor, o deputado é grande opositor à demasiada burocracia para fazer negócios no Rio de Janeiro, inclusive foi o que o motivou a entrar na política. Como hobby, Alexandre pratica tiro esportivo.

Freitas é libertário, defende o fim do modelo de Estado patrimonialista e interventor, que tanto atrapalha a vida do brasileiro. Acredita que a redução da burocracia e das obrigações sobre o indivíduo é o caminho para um Rio de Janeiro mais próspero. Prega a liberdade individual irrestrita, que consiste no Estado não impedir o direito à legítima defesa permitindo que o cidadão tenha acesso às armas de fogo e que o Estado não interfira na livre escolha das pessoas sobre aquilo que elas consomem ou com quem se relacionam.

O deputado defende a privatização de todas as empresas estatais e o fim do monopólio estatal sobre jogos de azar. Para o parlamentar, a redução dos impostos e da atuação do Estado na iniciativa privada beneficia principalmente os mais pobres, que não têm condições de arcar com as exigências legais para estabelecer e realizar a manutenção do seu negócio.

Suas principais pautas são: fiscalização, redução do Estado, desburocratização, armamento civil, garantia das liberdades individuais e combate ao crime organizado.

 

Legislaturas Anteriores