PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

26.06.2017 - 18:46 Por Julieta Casara

ALERJ LANÇA PROJETO EM HOMENAGEM AO CINEMA NACIONAL

1/1
  • Por Rafael Wallace
    Cine Alerj - "Os Inconfidentes" 1972, de Joaquim Pedro de Andrade
  • Por Rafael Wallace
    Cine Alerj - "Os Inconfidentes" 1972, de Joaquim Pedro de Andrade
  • Por Rafael Wallace
    A diretora da Subdiretoria Geral de Cultura, Fernanda Figueiredo, fala sobre a primeira exibição do projeto Cine Alerj, que exibiu o filme "Os Inconfidentes" 1972, de Joaquim Pedro de Andrade

Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro (19 de junho), a Subdiretoria de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançou, nesta segunda-feira (26/06), o projeto Cine Alerj. Na estreia, foi exibido o filme "Os Inconfidentes", como forma de homenagear também a história do Palácio Tiradentes. "O evento é pioneiro e pretende incentivar o cinema nacional junto ao público da Alerj. No início, as sessões serão apenas para funcionários, mas a ideia é abrir para o público externo assim que tivermos condições", explicou a diretora de cultura, Fernanda Figueiredo.

"Os Inconfidentes" conta a história da Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, que foi um movimento social contra o governo português liderado por Tiradentes, em 1789. Tiradentes foi preso e ficou recluso durante três anos na "Cadeia Velha", que ficava onde hoje é o Palácio Tiradentes - batizado em homenagem ao inconfidente. O filme é uma co-produção brasileira e italiana de 1972, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e está na lista da associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como uma das cem melhores produções brasileiras de todos os tempos.

O projeto é uma parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), e serão utilizados os títulos do acervo do museu. As sessões acontecerão mensalmente no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes.

FacebookTwitterWhatsappEmail