PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

18.05.2018 - 17:20 Por Camilla Pontes

SEGURANÇA ALIMENTAR: CONFEITARIA EM COPACABANA É MULTADA E INTERDITADA

1/1
  • Por Thiago Lontra
    Vistoria realizada pela Comissão de Segurança Alimentar
  • Por Thiago Lontra
    Vistoria realizada pela Comissão de Segurança Alimentar
  • Por Thiago Lontra
    Vistoria realizada pela Comissão de Segurança Alimentar
  • Por Thiago Lontra
    Vistoria realizada pela Comissão de Segurança Alimentar
  • Por Thiago Lontra
    Prensa de massa em uso

Fiscalização da Alerj e da Vigilância Sanitária encontrou produtos com prazo de validade vencido, muita gordura e sujeira

Mais de 220 quilos de alimentos impróprios para o consumo foram descartados na Confeitaria e Padaria Lidomar, em Copacabana, na Zona Sul, nesta sexta-feira (18/05) durante vistoria realizada pela Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e pela Vigilância Sanitária do Município do Rio. Presidente da comissão, a deputada Lucinha (PSDB) contou que recebeu mais de 40 denúncias sobre este estabelecimento só esse ano, através do Disque Segurança Alimentar (0800 282 0376). "Recebemos reclamações de pessoas que comeram e passaram mal. E encontramos um estado de calamidade, com muitas irregularidades”, afirmou.

O local foi multado e interditado por prazo indeterminado pelas representantes da Vigilância Sanitária Celeste Rezende e Cláudia Sant'ana. Algumas das irregularidades encontradas foram: alimentos prontos para consumo misturados com embalagens, muita sujeira, produtos sem identificação da data de validade ou com o prazo vencido, utensílios sujos, equipamentos com muita gordura, embalagens sendo reutilizadas. Segundo as agentes, o risco de contaminação era altíssimo para os consumidores, podendo causar inclusive intoxicação alimentar. Na cozinha, foram encontrados muitos alimentos expostos em temperatura inadequada para conservação, prateleiras enferrujadas e materiais de uso pessoal dos funcionários, como sapatos.

As condições da fiação elétrica também chamaram a atenção da deputada que acionou o Corpo de Bombeiros. O comandante do 7° GBM (Copacabana), tenente-coronel Horácio, identificou diferentes problemas como fiação fora da norma, extintores em local inadequado e mal sinalizados. A confeitaria foi notificada e terá 15 dias úteis para se adequar. Caso isso não aconteça, pode ser multada e ter o estabelecimento fechado.

Água

A confeitaria apresentou um documento da empresa LM Queiroz Dedetização que aprova as condições da água com data de 5 de abril. No entanto, as condições da caixa d'água foram consideradas insalubres durante a vistoria. Água contaminada, escura, com insetos, tampa com mofo e fungos, o que pode ocasionar uma série de doenças, entre elas, a hepatite. Integrante da comissão, o deputado Nivaldo Mulim (PR) disse que o quadro é pior do que ele imaginava. “Uma das caixas d’água é de amianto, um material proibido. O estabelecimento vai ter que trocar. Nós vamos ficar de olho e acompanhar para ver se vão fazer as mudanças necessárias para que o local volte a funcionar”, disse.

A fiscalização verificou ainda que a Confeitaria Lidomar não tem autorização para funcionar como restaurante. “É normal encontramos desvios de funcionamento quando realizamos essas vistorias. Vamos encaminhar um ofício à Secretaria de Fazenda para que não funcione um restaurante onde não há autorização para isso”, comentou Lucinha.

Um dos donos do estabelecimento que não quis se identificar disse que vai regularizar tudo o que foi notificado.

 

FacebookTwitterWhatsappEmail