PUBLICAÇÕES

NOTÍCIAS
VOLTAR

FacebookTwitterWhatsappEmail

21.05.2018 - 19:43 Por Comunicação Social

CPI DOS TRANSPORTES TOMA DEPOIMENTO DE JULIO LOPES EM BRASÍLIA

  • Por Comunicação Alerj
    Deputado Júlio Lopes

A CPI dos Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ouviu nesta segunda-feira (21/05) em Brasília o depoimento de Julio Lopes, ex-secretário de Transportes entre os anos de 2007 e 2014, durante o governo de Sérgio Cabral. Lopes usou a prerrogativa parlamentar – é deputado federal (PP-RJ) –, para ser ouvido na Capital Federal.

“Ouvimos muito os nomes da Casa Civil e do Governo do Estado, deixando a impressão de ele estar querendo se eximir de responsabilidade. De qualquer maneira, vamos pegar essas informações e comparar com outras para avançar”, afirmou o presidente da CPI, Eliomar Coelho (PSOL), que presidiu os trabalhos ao lado do vice-presidente da Comissão, deputado Gilberto Palmares (PT), e do deputado Nivaldo Mulim (PR), membro titular da Comissão. Antes de encerrar a audiência, Eliomar lamentou o fato da sessão ter sido realizada em Brasília, o que gerou, segundo ele, custos desnecessários, uma vez que Lopes é deputado eleito e mora no Rio.

Durante seu depoimento, Julio Lopes creditou a maior parte da responsabilidade das decisões da sua pasta à Casa Civil, comandada na época por Régis Fichtner, e também ao então governador Sérgio Cabral. Segundo ele, cabia ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), ao gabinete do governador e à Casa Civil estabelecer os valores das passagens rodoviárias. Quanto às tarifas de metrô, barcas e trem, Lopes informou que eram atribuições da agência reguladora (Agetransp).

O ex-secretário afirmou ainda que, durante sua permanência diante da pasta, não houve questionamentos em relação ao fato do controle da bilhetagem eletrônica ser feito pelos empresários de ônibus. Ele não esclareceu a dispensa de licitação para a contratação de obras e operação do teleférico do Alemão, que está parado, o que prejudica a população mais pobre da região.

FacebookTwitterWhatsappEmail