DEPUTADOS

DEPUTADOS / FICHA COMPLETA
VOLTAR
PTB PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
DEPUTADO Rodrigo Amorim
  • Rodrigo Amorim

    CONTATO

    (21) 2588-1000

    rodrigoamorim@alerj.rj.gov.br

Rodrigo Amorim (PTB) foi o deputado estadual mais votado no Rio em 2018 com 140.666 votos. Em 2016 foi candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa em que o titular era o deputado estadual Flávio Bolsonaro, então no PSC.

É advogado, membro da Mesa Permanente do MERCOSUL e do Conselho Americano de Desenvolvimento, pós-graduado em Direito do Trabalho e Legislação Social, especializado em Direito da Saúde.

É integrante da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas, foi secretário-geral da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como da Comissão de Políticas Criminais e Penitenciárias da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ocupou os cargos também de procurador do Município de Niterói, onde coordenou o Curso de Capacitação para Servidores Públicos Municipais; foi Secretário de Fundações e Organizações Sociais do MERCOSUL; Secretário Municipal Adjunto de Governo e posteriormente Secretário Municipal Adjunto de Planejamento do Município de Mesquita; e Secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos do Município de Nilópolis – neste município da Baixada Fluminense, uma das regiões mais violentas do Brasil, criou o Procon Municipal, a Casa da Mulher e o Centro de Referência em Direitos Humanos.

Também presidiu o Consórcio Intermunicipal da Criança e do Adolescente, geriu o Programa Viver Sem Limites, o EcoNilópolis, Nilópolis Mais Igual e participou da organização da Jornada Mundial da Juventude (ocasião em que Nilópolis foi subsede).

Foi também integrante dos Conselhos de Cultura e de Turismo da Baixada Fluminense. Especializado no Terceiro Setor, atuou como advogado e fundador da Fundação de Apoio ao Exército Brasileiro e foi responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos sociais como os Telecentros (centros de inclusão digital) da Mangueira e do Tuiuti e na Associação de Amigos do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Também atuou como consultor da Caixa Beneficente da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Foi advogado e fundador do Instituto Cão Guia Brasil e Organizador do Primeiro Simpósio Jurídico do Terceiro Setor, realizado no Rio de Janeiro, na FESP.

No âmbito internacional, fez Especialização em Integração Regional na renomada Instituição CEFIR onde foi bolsista da OEA/Fundação Konrad Adenauer no curso realizado em Montevidéu (Uruguai).

Ocupou o cargo de Secretário Pro Tempore da Mesa Permanente de Fundações, Organizações Sociais e Redes do MERCOSUL; foi membro do Comitê Executivo do Conselho de Fundações Americanas de Desenvolvimento com sede na República Dominicana.

13º Legislatura (2023 – 2027) - Atual

Legislaturas Anteriores