24.05.2019 - 12:58 Por Fátima Albuquerque

CORPO DE BOMBEIROS RECEBE HOMENAGEM DA ALERJ POR ATUAÇÃO NO RESGATE DAS VÍTIMAS DOS DESABAMENTOS NA MUZEMA

Homenagem aos bombeiros que participaram do resgate na Muzema

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou, em sessão especial, o Corpo de Bombeiros do Estado pelo resgate em abril das vítimas dos desabamentos de dois prédios construídos de forma irregular na comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio. Na solenidade, realizada nessa quinta-feira (25/05), foram entregues 21 placas e moções de louvor, aplausos e congratulações aos representantes da corporação. A iniciativa foi do deputado Marcos Muller (PHS) que presidiu a sessão e se emocionou ao falar do trabalho e dedicação da instituição em operações arriscadas. " Na Muzema, cerca de 700 homens se revezaram diuturnamente durante 10 dias na busca de pessoas com vida", destacou.

Na tragédia, seis pessoas sobreviveram e outras 24 faleceram vítimas dos desabamentos. O caso teve repercussão internacional e expôs o problema do acesso à moradia pela população mais pobre e a falta de controle da expansão desordenada nas comunidades do Rio. Segundo o deputado, essa tragédia mostra como é necessária a fiscalização do estado para conter o crescimento e o poder dos milicianos que atuam nessas áreas. "A falta de segurança pública permite que as regiões sejam dominadas por esses grupos paramilitares que transformam o domínio territorial em domínio político e econômico", disse.

Muller disse que a homenagem era para cada um dos bombeiros que ignoraram a lama e trabalharam para salvar as vítimas. O parlamentar afirmou que testemunhou a fala de um soldado ao resgatar um dos sobreviventes e dizer "nós estamos aqui e não vamos desistir". "Essa moção representa o nosso reconhecimento", enfatizou.

O sonho da casa própria que virou um pesadelo triste

Durante a solenidade, a TV Alerj exibiu um vídeo com o relato triste e emocionado de Paloma Paes Leme,uma das sobreviventes dos desabamentos na Muzema. Ela morava com a família numa das unidades de um dos prédios que caíram e contou com detalhes como ficou soterrada; ela perdeu o marido e três filhos. Paloma afirmou que não tem dinheiro que pague a atuação do Corpo de Bombeiros durante o resgate dela e do filho menor de quatro anos, único sobreviventes da família.

A deputada Rosane Felix (PSD) e o deputado Alexandre Freitas (Novo) participaram da solenidade e elogiaram a atuação do Corpo de Bombeiros. Freitas disse que tem gratidão pelo trabalho da corporação. O parlamentar contou que foi vítima de um acidente grave de carro, no Espírito Santo, e deve sua vida aos soldados pelo resgate realizado na ocasião. O deputado também abordou em sua fala o problema do crescimento desordenado nas áreas carentes e anunciou que em breve apresentará projetos sobre o assunto.

O coronel Bastos, superintendente administrativo que representava o Comando Geral dos Bombeiros, lembrou que a instituição tem 163 anos de atuação eficiente. " Quem trabalha no Corpo de Bombeiros sabe o que representa a instituição", afirmou.

A sessão também contou com presença da banda de música da corporação, que na galeria central tocou os hinos nacional e o oficial da corporação.